terça-feira, 15 de janeiro de 2008

"O Segredo" - PT 03

Continuo me baseando neste site Dragão na Garagem.

Mas eu consegui assistir o filme todo foi uma coisa horrível, ver aquele monte de pessoas vomitando coisas como se fossem verdade ou que tivessem relação com a ciência contemporânea, primeiro é tratar a tal Lei da Atração como uma coisa real que existe cientificamente comprovada, como se fosse uma Lei da Gravidade, uma lei segue padrões matemáticos que a tornam inviolável sobre qualquer termo, e elas são independentes da existência humana. Mas daí tem leis mais empíricas como a Lei de Moore segundo a qual “a cada dois anos a capacidade de processamento dos microprocessadores dobra”, sabemos que ela é furada e atingiu hoje certo limite.
Mas o filme toda empurra como se fosse uma verdade cientifica e usa isto diversas vezes, fala que o cérebro tem um campo magnético (?) que emite freqüências, bom primeiro acho que seria eletromagnético que é o que emite freqüências, se for magnético ele atrai somente o oposto e não o que queremos, e sim o cérebro gera uma campo magnético porque as reações químicas geram eletricidade e toda corrente elétrica produz um campo magnético em sua vizinhança, mas o campo magnético do cérebro é 10bilhões de vezes menor que o campo magnético da Terra, e como sua intensidade é inversamente proporcional ao quadrado da distância da fonte, ele decai rapidamente à medida que se afasta do cérebro, tornando desprezível o que já era ínfimo. Por isso não há sentido prático em dizer que um pensamento envia "um sinal magnético para fora da sua mente".
Daí vai indo e aparece um físico malucão que incrivelmente é o mesmo do "What a Bleep Do We Know" e ele é o primeiro a fazer menção à física quântica olhem aqui como existe uma linha tênue primeiro é dito que o cérebro emite um sinal, depois aparece à física quântica, isto tudo para associar com a lei da incerteza, mas para isto eles têm que mostrar que a ciência não manja muito das coisas então se pode especular, e vem um cara (um asno) e fala que ele não entende como a eletricidade funciona, bem se ele não sabe azar o dele eu sei muito bem como ela funciona
Daí aparece um cara que pensa em um elefante e pá aparece o elefante, putz grila ainda bem que eles inventaram o tal “buffer do tempo” senão seria horrível eu pensar em algo e aquilo aparecer na minha frente, agora começa a parte perversa do filme ele afirma que a Lei da Atração é como a Lei da Gravidade que ela não liga se você é bonzinho ou mal ela vai sempre vai fazer aquilo que você desejar, nem precisa trabalhar basta desejar, e isto é uma constante as palavras, trabalho, estudo, esforço, são limadas do filme.
Continua o filme e as palavras “provado” e “cientificamente” vão explodindo na tela, coisas absurdas vão sendo ditas como “que o tamanho não importa para o Universo. Não é mais difícil atrair, cientificamente falando algo grande ou algo pequeno” opa opa opa, como assim? Hein conhece Newton? Segunda Lei? Quanto maior a coisa maior a força necessária para movê-la, sim o universo cientificamente falando faz distinção e muita.
Depois vem falando que o universo não faz esforço nenhum para uma grama crescer, faz sim meu amigo, e muito esforço, mas aqui ele quer mostrar que como a Lei da Atração não precisa de esforço deixa na mão do Universo que ele resolve. Os católicos gostam de falar “Coloca na mão de Deus e vai” isto é não se esforce, não lute, só peça-acredite-receba, este é o grande mal do filme e das religiões.
Agora vem a parte mais cruel mostra que quem vive em plenitude e abundancia segue este modelo da Lei da Atração e quem não segue atraia coisas ruins, isto é, o avião caiu? Você desejou isto. O menino somaliano esta passando fome? Ora porque ele deseja aquilo. A crueldade deste pensamento é tamanha que nesta hora tive vontade de quebrar o DVD, como amigos? Como uma criança que passa fome possa desejar aquilo para ela? Ela visualiza a porcaria do prato de comida 24hs por dia e mesmo assim o Universo a ignora solenemente até morrer de fome. Não tenho mais o que comentar sobre esta parte.


Vamos para a Parte 04. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário