domingo, 13 de janeiro de 2008

"O Segredo" - PT 02

O texto a seguir toma como base explicita as explicações mostradas de forma maior e mais lucida neste site Dragão na Garagem, aqui apresento uma forma resumida e com algumas explicações mais fundamentais.


Bom o filme em formas gerais apresenta uma coisa chamada Lei da Atração, que é a principio algo do tipo "nós sempre conseguimos exatamente o que desejamos", nem mais nem menos, este pensamento segundo o filme remete a famosa Tábua de Esmeralda, que é um texto alquimista que os Rosa Cruz cultuam muito, este texto era algo que somente poucos e escolhidos poderiam ler e conhecer, mas uma pessoa (?) conseguiu decodificar enterrou em uma pirâmide (Gizé) e os cavaleiros templários acharam e a partir só passaram para grandes nomes como Leonardo Da Vinci, Isaasc Newton, Buddha (?) e pais um porilhão de gente, até chegar na produtora de televisão australiana Rhonda Byrne, que apesar do complô de só passar isto para os escolhidos resolveu esculhambar e passar para todo mundo, em forma de DVD, Livro, CD´s, áudio-livros, revista em quadrinhos, desenho animado, versão tupiniquin da Ana Maria Braga e tudo quanto é lixo de marketing.

Como mostrei no Parte 01 o pensamento otimista na ação é útil a fim de não nos prendermos nos problemas que preenchem 100% das opções, mas as pessoas sempre se enganaram com isto, não foi porque você é otimista que você andou na chuva e não tomou um raio, foi porque simplesmente esta opção é muito rara de acontecer, mas nestes últimos séculos com a evolução da ciência e dela ter chegado a um patamar quase que mágico como principalmente no caso da Física Quântica, onde se configuram o Principio da Incerteza (onde não se dá para definir com exatidão a posição, por exemplo, de um elétron, já que tudo que existe para medir pode alterar sua posição ) ou na Teoria das Super-Cordas (que eleva de 4 dimensões para 11 ou mais onde temos cordas minúsculas vibrando e dando suporte a eventos da Teoria da Incerteza) ou ainda a Teoria dos Universos Paralelos (aqui uma das mais avançadas, que diz que vivemos em um Multiverso onde as Teorias da Incerteza e da Super-Cordas se encaixam como uma luva) bom tomei cuidado para colocar a palavra “Teoria” na frente de todas a idéias pois nenhuma delas tem comprovação cientifica ainda, são teorias que funcionam matematicamente muito bem, mas não tem relevância física observável, opa daí que entra os espertalhões metidos a Físicos Quânticos ou até mesmo alguns físicos que são bons e entendem até do que estão falando mas não conseguiram desenvolver nenhuma teoria e para garantir a aposentadoria se vendem para estes filmes como “O Segredo” e “Quem Somo Nós” What the Bleep Do We Know!? . Agora veja esta analogia para explicar o Principio da Incerteza.

Para se medir a velocidade de um caro basta com que o mesmo passe por dois feixes de luz e calcular o tempo que levou entre um tempo e outro, já se sabe a distancia entre os feixes pronto, mas os feixes nunca irão alterar a posição do carro, mas a posição de um elétron com certeza, seria como se colocássemos dois troncos em vez de feixes de luz, com certeza iria alterar a velocidade do veiculo, então não tem como medir a posição do elétron, ou sua velocidade, porque se usarmos o fóton para este serviço ele irá deslocar o elétron, então nunca saberemos com precisão onde o elétron esta. Agora veja ai a quantidade de subsidio para uma pessoa sem conhecimento cientifico e junto com um físico que se vende podem formar.

Surge assim junto com a física quântica o chamado “Novo Pensamento” assim como a Nova Era, que tem em suas origens tudo quanto é baboseira metafísica como espiritualismo, hiduísmo, budismo, penteísmo, mesmerismo, e viu-se crescer varias igrejas como a fundada em 1889 por Charles Fillmore, a chamada Igreja Unitária, ele pegou todos os pensamentos religiosos e fundiu em um só, esta igreja hoje já conta com mais de 2milhões de pessoas no mundo inteiro.

Bom o que Rhonda Byrne fez? Pegou todas estas idéias se baseando em livros como "Thought Vibration or the Law of Attraction in the Thought World” (A Vibração do Pensamento ou a Lei da Atração no Mundo do Pensamento) de William Walker de 1906 ou "The Science of Getting Rich" (A Ciência de Como Ficar Rico) de Wallace D. Wattles de 1910 então junto com a lei da atração que se baseia na trinca peça-acredite-receba, mais o wishfull thinking (auto-enganação) temas da moda de (conspirações, códigos escondidos por eras, alquimistas) uma embalagem medieval (lacres, tipografia antiga, croquis amarelados etc) e pronto um Best-seller onde milhões de pessoas estão escrevendo mais zeros no saldo da sua conta-corrente para mostrar para o universo que você quer ser rico, tomara que não escrevam mais zeros se o saldo for negativo.

Sim o pensamento positivo funciona salvo as considerações que eu expliquei na Parte 01. Mas como expliquei funciona na ação e não no desejo, achar que pensando positivamente você irá ficar rico porque assim o universo inteiro vai conspirar a seu favor isto é ridículo, e mesmo assim como a própria Lisa Nichols (colaborado do “O Segredo”) disse na Veja edição de 4 de Abril de 2007, “Se pedir o que não é melhor para você, você não ganha. Eu já desejei muito errado. Quis ficar com homens que achava serem perfeitos para mim, mas não eram. Por isso não consegui”, ora ora isto em outras palavras é que não adianta você desejar uma Ferrari se o universo quer que você tenha um Fusca velho.

E ainda se a coisa começar demorar a acontecer não quer dizer que a Lei da Atração não funciona é porque tudo tem o seu momento para acontecer e o Universo vai conspirar no momento certo para acontecer, bom hoje eu quero muito um notebook novo tomara que o universo não demore 10 anos para decidir que eu mereço um notebook talvez nem exista mais isto.

Na Parte 03 vou mostrar os absurdos ciêntificos do filme. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário