domingo, 13 de janeiro de 2008

“O Segredo” – PT 01

Com um pouco de agilidade mental e algumas leituras em segunda mão, qualquer homem encontra as provas daquilo em que deseja acreditar...
(Bertrand Russell)

Todas minhas teorias sobre estas pseudo-ciências sempre tem em comum o texto que eu escrevi sobre “Porque ainda somos religiosos” e remete ainda sobre um pouco a nossa falta de razão e algumas coisas que comecei a escrever em “Primeiro ensaio sobre acreditar – As Posturas de Daniel Dennet” recomendo a leitura para entender um pouco o porque gostamos tanto destas coisas.
Antes de continuar quero citar um teólogo católico (não é porque o maluco é católico e ainda teólogo que ele não teve 1segundo de clarividência que por sinal foi à única coisa que ficou) Willian George Ward “O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.”
É ruim ser pessimista? Sim. É ruim ser otimista? Sim e não. É bom ser extremamente realista? Não e sim. Caramba respostas vagas não combinam comigo não estou aqui para responder sim e não, portanto vamos definir.
Pessimista – Ele vê tudo o que pode acontecer de errado ao se deparar com um problema.
Otimista – Ele vê tudo o que pode acontecer de certo ao se deparar com um problema.
Realista – Ele vê o problema e avalia as possibilidades que possam ocorrer e toma a decisão sendo boa ou ruim.
Agora a coisa tem o seu ponto principal quando você se depara com um problema este é algo real, como no caso de Ward é a falta de vento, então todos somos levados a ser realistas, mas então você pode me dizer que somos realistas com viés de ser pessimista ou otimista, configura-se aqui então somente duas possibilidades de se lidar com o problema, o Realista Pessimista e o Realista Otimista, porque é isto? Simples e aqui ocorre outro engano grave, você terá que avaliar o seu problema, e a chance de você escolher somente as opções que podem dar errado para dar subsidio a sua decisão ignorando as chances de dar certo, ou você pode pegar somente o que pode dar certo e esquecer as opções que podem dar errado. Bom então podemos substituir as duas opções e criar o Realista Racional que seria o que melhor avalia as situações e sempre carrega na mente o que pode dar errado e o que pode dar certo, um fiscalizando o outro, portanto temos que tomar a decisão sendo um Realista Racional, e depois que tomarmos a decisão?

Ai entra a ação em si, não adianta você levar todas as opções para dar errado ao pé da letra, senão não viveríamos, não sairíamos nem de casa, se analisarmos bem isto e pensarmos bem as possibilidades de dar errado somam 100%. Tudo o que você pensar que possa dar certo existe outros 10 problemas que mostram que aquilo não vai dar certo e são todos bem convincentes. Agora entra as palavras Pessimista e Otimista, elas não entram na escolha da ação mas no desenvolver da ação em si, você pode encarar como um pessimista e levar todas as possibilidades de dar errado ao pé da letra, mesmo as que podem acontecer remotamente como por exemplo, você não andar na chuva porque pode cair um raio e assim você deixa de fazer algo em prol de resolver aquele problema, a chance é mínima, mas existe a chance então você se pega nesta possibilidade, um otimista ignora estas opções com índice de ocorrência muito baixa, sim ele pode tomar um raio na cabeça e o pessimista falar “Viu eu falei” mas na grande maioria dos casos isto não ocorre e o otimista realiza a ação e o pessimista não.
Pronta esta é a minha visão do que se configura um otimista e um pessimista, eu tirei as palavras na hora de escolher a ação e coloquei o Realista Racional ele vai colocar tudo na mesma bacia as possibilidades de dar errado e as de não dar, a partir daí ele vai carregar a bacia e a cada ação que leve ele a compor a resolução do problema ele vai olhar a bacia e ver os problemas ele irá avaliar racionalmente o grau de possibilidade de ocorrer o problema e ignorar ou não ele, mas existe um nível para ignorar o problema é a linha que separa o otimista do idiota, a falta de racionalidade e conhecimento torna o otimista que olha a bacia e ignora todos os problemas em um idiota e não em uma pessoa super otimista.


Agora vamos ver na PT 02 a deturpação desta teoria neste livro/filme ridículo. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário