terça-feira, 7 de abril de 2009

Carl Sagan



Carl Edward Sagan foi um cientista e astrônomo dos Estados Unidos da América. Em 1960, obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Foi um excelente divulgador da ciência (considerado por muitos e por mim o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu). Trabalhou no projeto Apollo, chefiou os projetos Mariner e Viking. Participou do e das missões Voyager e Galileu, na Voyager ele que teve a idéia e produziu o disco contendo informações sobre a raça humana que viaja junto da Voayger, que hoje já saiu do sistema solar e esta caminhando para outras estrelas. Foi decisivo na explicação do efeito estufa em Venus, descobriu moléculas orgânicas em Titã, satélite de Saturno. Escreveu diversos livros sobre ciências e tentou sempre mostrar que a ciência não é um corpo de estudo frio e anti-humano. Escreveu e produziu a série de TV Cosmos que recebeu o premio Emmy, um dos seus livros mais famosos “Os Dragões do Eden” ganhou o premio Pulitizer, foi condecorado com importantes medalhas de honra ao mérito nos EUA e também na Rússia um fato raríssimo, seu livro Contato um romance cientifico virou filme. Carl Sagan sempre foi uma pessoa que defendeu suas idéias e por isto foi várias acusado de causar polemicas, cético mas espirituoso, nunca aceitou a idéia corrente sobre deus, sempre confrontou e acabou morrendo sem nunca ter encontrado deus e não foi por falta de procurar, sempre procurou deus, mas foi uma pessoa que não aceitava qualquer coisa como prova da existência, e por isto acabou morrendo sabendo que deus provavelmente não existe, um homem espetacular, espirituoso, otimista com os humanos e o universo, assistir a série Cosmos é como uma injeção incrível de ciência e humanidade.

Aqui coloquei algumas frases retiradas dos seus livros que mostram um pouco do que é Carl Sagan e o como ele pensava:

“O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.”


“A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que em verdade pertenciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo.”



“O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida.”



“A vida é apenas uma visão momentânea das maravilhas deste assombroso universo, e é triste que tantos se desgastem sonhando com fantasias espirituais.”



“E se o mundo não corresponde em todos os aspectos a nossos desejos, é culpa da ciência ou dos que querem impor seus desejos ao mundo?”

“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”


“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.”




“Existem muitas hipóteses em ciência que estão erradas. Isso é perfeitamente aceitável, eles são a abertura para achar as que estão certas.”




“O cérebro é como um músculo. Quando pensamos bem, nos sentimos bem.”




“Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço.”




“O que é mais assustador?
A idéia de extraterrestres em mundos estranhos, ou a idéia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?”



"A química que produz a vida é reproduzida facilmente por todo o cosmo. Parece improvável que sejamos os únicos seres inteligentes. É possível mas improvável!"



"Na ciência é bem comum um cientista dizer, Quer saber, seu argumento é realmente bom; minha posição estava errada, e então eles realmente irão mudar de opinião e nunca mais irão voltar na antiga novamente. Eles realmente fazem isso."



"A profecia é uma arte inútil".



"Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias."



"Para poder fazer uma torta de maçãs do nada, você deve antes criar o universo."



"A ciência não é apenas compatível com a espiritualidade; ela é uma profunda fonte de espiritualidade."



"Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto."



"Em toda e qualquer cultura, imaginamos o Universo governado por algo parecido com nosso próprio sistema político. Poucos acham a similaridade suspeita".



"Um clero celibatário é uma idéia especialmente boa porque ela tende a suprimir qualquer tendência hereditária ao fanatismo".



"O que estou dizendo é que, se Deus nos quisesse enviar uma mensagem, e escrever em papéis antigos foi a única forma que ele encontrou de fazer isso, ele poderia ter feito um trabalho melhor."



"Ciência é muito mais uma maneira de pensar do que um corpo de conhecimento"


"Quase morrer é uma experiência tão positiva e construtora do caráter, que a recomendaria a todos - não fosse, é claro, o elemento irredutível e essencial do risco."



"Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer."



Frases retiradas do excelente e para mim um dos melhores livros já escritos “O Mundo Assombrado por demônios”



"Se você quiser salvar seu filho da poliomelite, você pode tentar rezar ou você pode usar uma injeção... Tente a ciência."



"A credulidade mata."



"A um Deus das Lacunas é atribuída a responsabilidade pelo que ainda não compreendemos."



"Prefiro a verdade dura à fantasia consoladora pois, no cômputo final, os fatos geralmente revelam-se mais consoladores".



"Ausência de evidência não é evidência de ausência."



"Podemos rezar pela vítima do cólera, ou podemos lhe dar quinhentas miligramas de tetraciclina a cada doze horas. (Ainda existe uma religião, a ciência cristã, que nega a teoria que atribui as doenças a micróbios; se a oração não produz efeito, o fiel prefere que os filhos morram a lhes dar antibióticos.)"



"A não ser dividindo a mente em compartimentos herméticos separados, como é possível voar em aeroplanos, escutar rádio ou tomar antibióticos, sustentando ao mesmo tempo que a Terra tem cerca de 10 mil anos ou que todos os sagitarianos são gregários e afáveis?"



"[Os livros] Permitem que pessoas há muito tempo mortas falem dentro de nossas cabeças. Os livros podem nos acompanhar por toda parte. Pacientes quando custamos a compreender, eles nos deixam rever as partes difíceis quantas vezes desejarmos, e jamais criticam nossos lapsos. Os livros são essenciais para compreender o mundo e participar de uma sociedade democrática."

Quando morreu entrevistaram sua esposa Ann Druyan veja um trecho que acho o que resume como e no que Carl pensava.

“– ‘Não houve conversão no leito de morte’, disse Druyan, ‘Nenhum apelo a Deus, nenhuma esperança sobre uma vida pós-morte, nenhuma pretensão que ele e eu, que fomos inseparáveis por vinte anos, não estávamos dizendo adeus para sempre’.
– ‘Ele não queria acreditar?’, ela perguntou.
– ‘Carl nunca quis acreditar’, ela respondeu ferozmente, ‘Ele quis saber.’”

É isto que resume o meu pensamento eu não quero acreditar eu quero saber.

Um comentário:

  1. Carl Sagan foi um homem extraordinário, e foi também a pessoa que mais deu valor a vida como ela é, foi a pessoa mais digna de respeito pela humanidade que existiu até os dias de hoje. Vou seguir o trabalho interminado dele: vou tentar abrir uma comunicação expressa com baleias, e, se possível ainda na minha existência, tentarei manter contato comprovado com extraterrestres (se é que eles circulam por aqui). Vou trabalhar na NASA, publicar livros e séries e lança-las para que todas as pessoas desfrutem da maravilhosa ciência.

    CARL SAGAN: VOCÊ SEMPRE SERÁ LEMBRADO COMO O PAI DA HUMANIDADE!!! ESTEJA ONDE ESTIVER!!!

    ResponderExcluir