quarta-feira, 11 de março de 2009

Deus e a Vacina

Enineias filho de Zalaquias irmão de Holonéia filha de Zebedeu que morava na região da Abideia orou com fervor a Deus para que lhe protegesse de uma doença que estava devastando gado e todas as pessoas da tribo Deus com a sua infinita sabedoria e bondade disse “Eninéias filho de Zaláquias irmão de Holonéia filha de Zebedeu, selecione uma vaca com a doença de seu rebanho e retire das feridas das tetas o liquido que sai delas, provoque pequenos arranhões no seu braço e passe o liquido nele, terás um pouco de dor mas logo ela irá passar, e você estará a partir daí imune da doença, faço isto com todos os seus irmãs, irmãos, pai, mãe e amigos e salvará todos que ama” Eninéias rapidamente fez o ordenado e salvou todos desta doença que era conhecida como Varíola.
Palavra de Deus Amém

Como gostaria de ler isto em algum canto da bíblia como eu gostaria, mas deus não deu esta dica que é simples, simples até demais e a varíola matou quase 500 milhões de pessoas só no século XX, porque diabos deus em toda sua sabedoria não deu esta dica? Se ele é o criador do universo ele deve saber disto, isto é inerente ao criador, mas deu algum branco nas conversas de deus com os humanos que foram relatados na bíblia? Alguns falam que deus não dá dicas medicinais o que podemos falar então do Levítico 14? Veja abaixo como deus ordena as pessoas para se curarem da lepra.

O tratamento de Deus para lepra: Arrume dois pássaros. Mate um. Molhe o pássaro vivo no sangue do morto. Espirre o sangue no leproso sete vezes, e então solte o pássaro vivo no campo. Depois ache dois cordeiros e mate-os. Esfregue um pouco de seu sangue na orelha direita do paciente, no dedo polegar, e no dedo polegar do pé. Espirre óleo sete vezes e esfregue um pouco do óleo na orelha direita dele, no dedo polegar e no dedo polegar do pé. Finalmente, arrume um par de pombas. Mate uma. Molhe a ave viva no sangue da morta e espalhe pela casa.” Levítico 14:2-52

Esta indicação esta sendo solenemente ignorada pelos seres humanos, talvez pelo obvio resultado negativo do tratamento ou por ela ser extremamente nojenta e cruel com os animais envolvidos, o humano teve de arranjar uma maneira mais eficaz (no caso qualquer assepsia já seria melhor) para substituir este grande tratamento divino, não podendo contar com a sabedoria do divino, tivemos que inventar/descobrir o antibiótico que também não é nenhum bicho de sete cabeça já que a Penicilina é uma variante do bolor do pão Penicilium que só foi descoberta em 1928, deus não poderia ter dado a dica antes? Só a dica nada mais do tipo “Gente pesquisa o bolor do pão talvez ali vocês encontrem algum interessante” em vez disto foi por acaso que Fleming descobriu as propriedades bactericidas deste fungo. Seria difícil falar sobre os métodos que originaram a vacina? Seria difícil falar sobre o método que originou o antibiótico?
Quem quiser encontrar aqui mais uma prova para jogar a probabilidade da existência de deus para baixo tem uma boa chance pois os tratamentos ditos divinos eram os mesmos em outros povos primtivos, não porque deus passava isto para todos, mas porque eles estavam presos ao que conheciam e para dar credibilidade no que inventavam em suas cabeças falavam que era deus que tinham lhe dito, se isto é uma obvia invenção da cabeça humana, o que mais que esta escrito na bíblia não é só uma invenção? Veja deus não acertou em uma coisa simples. Deus só não acertou como foi totalmente omisso, é uma característica de um criador do universo? Ou isto tudo não é somente mais um vôo de imaginação de homens primitivos?

5 comentários:

  1. 1. O senhor disse a Moisés:

    2. “Eis a lei relativa ao leproso, para o dia de sua purificação.

    3. Será conduzido ao sacerdote, que sairá do acampamento para examiná-lo.

    Se a chaga da lepra estiver sã,...etc "

    parece que a tal esquisita cerimonia não era para curar a lepra, mas para confirmar que o ex-leproso já estava cuado. São coisas da sociologia, usos e costumes da época. Repito: não era uma "macumba" pra curar, mas um ato como que uma "alta médica" ou atestado. A Bíblia está cheia de relatos de costumes estranhos antigos.Veja este do capitulo 24 do Gênesis, quando Abraão manda seu servo buscar uma noiva pra seu filho: "9. Pôs, então, o servo sua mão debaixo da coxa de Abraão, seu senhor, e fez-lhe o juramento que ele pedia." "Pôs a mão debaixo da coxa" é eufemismo para "pegou no saco..." Ver as coisas de outras épocas, culturas e usos com nossa ótica, nossos costumes é ver distorcido, fora de contesto. Ainda bem que existe o diferente, senão esta vida seria tão monótona e tediosa. Mas é difícil saber conviver com o diferente, principalmente quando estamos a descobrí-lo justo agora que queríamos que tudo fosse igual a nós, conforme pensamos, ao nivel dos nossos conhecimentos atuais, isto é, da catilha de nossa aldeia. Quando sabemos um pouco, parece que encontramos toda a sabedoria, mas avançando um pouco mais vamos descobrindo que todo o cabedal de nosso saber são migalhas. Mas a aventura do conhecimento é trilhar um "ínvio caminho coberto de espinhos", onde colhemos lindas bolhas de sabão, e, no final, depois de muito nadar, chegar à praia e escrever seu nome na areia, deitar-se ao lado, assistir o rebalho de carneiros formado pelas nuvens apascentar o lindo céu azul, ou os brilhantes relâmpagos surgirem nas escuras núvens, ou dormir e sonhar... depois voltar pra casa trilhando o Vale de Lágrimas, Suor e Sangue do Diaadia... Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bom sei lá é um entendimento mas o versículo 2, quando diz "para o dia de sua purificação" podemos entender que somente com a purificação que estaria curado, mas também é esquisito confirmar a cura. Concordo com o restante quando você diz que é uso e costume da época, tanto que falo isto também no texto, o que não concordo é que isto seja a palavra de um deus supremo, porque se for mesmo palavra dele, ai que a porca entorta o rabo, porque é totalmente sem sentido. Mas que isto é um costume de um povo antigo isto sem duvida, o que defendo que não só isto é um costume antigo, mas como tudo na bíblia não passa de um relato com boas doses de fantasias de um povo em particular, só isto, e não a palavra do criador do universo se o mesmo existir e se o mesmo tem um livro, e se tiver um livro ele podia der dado dicas simples e mais eficazes e não coisas que claramente são inúteis e até prejudiciais a assepsia humana.

    Valeu pelo comentário, sempre são bem vindos

    ResponderExcluir
  3. Fazer exegese de um testo antigo (interpretar adequadamente) exige muito estudo por parte de alguém, é desanimador para um leigo tamanhas são as dificuldades. Um exegeta precisa ser profundo conhecedor de linguistica, história, arqueologia, antropologia e outras áreas afins. Todos sabemos que a produção cultural humana foi se desgastando rapidamente pelas destruições e mudanças, então o material que restou é ínfimo. E está escondido. Só um exemplo, Jerusalém, desde a sua fundação pelos jebusitas, cerca de 4.000 anos atrás, 20 civilizações ocuparam o local: jebusitas, assírios, persas, gregos, sírios, romanos, cristãos, muçulmanos, cruzados, turcos e judeus. Cada civilização construiu a sua cidade em cima da cidade da civilização anterior. Jerusalém foi parcialmente destruída durante a história por invasões, incêndios, terremotos ou cercos militares. Após cada evento, a cidade era abandonada e as casas reduziam-se a ruínas. Depois de algum tempo uma nova cidade florescia sobre as ruínas da cidade destruída. Cada civilização deixou a sua marca através de estilos construtivos e utensílios do dia-a-dia.
    Há muito interesse dos estudiosos em esclarecer enigmas e esquisitices encontradas na Bíblia. A Bíblia está repleta de figuras literárias, como as parábolas, e, pior que isso, os oxímoros (que são combinações de palavras contraditórias).A “Escola da História das Formas” (Formgeschichte Schule) dos protestantes alemães é um bom exemplo desse esforço. Todas as religiões (Judaismo, Catolicismo, Protestantismo, Ortodoxos...)estão empenhados na exegese bíblica. O que eu acho cômico, ridículo e trágico é, alguém, sem estudo nenhum ou com um pouco de verniz em um rápido e tendencioso curso bíblico, falar catedráticamente em assunto tão difícil e espinhoso.
    Muito de científico pode-se dizer sobre esse assunto, como também muita baboseira. Cada um escolhe o que quer usar para provar as suas conclusões. Pois ninguém chega à uma conclusão a partir de certas premissas, mas busca as tais premissas adequadas para embasar suas conclusões.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu pelo meu lado não fiz nenhum tipo de entendimento bíblico, o que aparece na literatura traduzida é bem lírica, não a duplo entendimento, esta tentativa de falar que a bíblia tem múltiplos entendimentos é mais uma tentativa de iludir as pessoas, se eu fizer uma casa torta, por mais que eu fale que isto é um assunto de engenharia a casa continuará torta, se as partes "ruins" da bíblia têm que ser entendidas de outra forma então as "boas" também não é? Então toda a bíblia esta em litígio, um texto com tantos entendimentos ou até de entendimento impossível serve para o que? Nada, posso ser um simples ignorante no estudo da bíblia e não quero e nem serei nenhum estudioso bíblico por achar a mais profunda falta de sentido pratico para a vida, mas que ali não tem nada falando sobre a simples técnica da vacina não tem, e que deus manda matar um monte de animais e jogar o sangue no homem curado a isto tem. Posso passar séculos estudando a bíblia, mas que ele mandou, mandou, não estou aqui analisando fatos ou dados históricos ou tentando entender a bíblia, o que estou fazendo é mostrar a idiotice de um texto que esta escrito em um livro que esta aberto em diversas casas do mundo, agora se um estudioso chegar e falar que isto é tudo figura de linguagem ou coisa parecida o que eu posso fazer é o estudioso quem fala isto não é? Provar ele não vai, mas vai te enrolar com explicações escatológicas sem pé nem cabeça, coisa sobre ressurreição e concepção por uma virgem ele acredita fielmente, apoiarmos em falsas esperanças de algumas pessoas arrumarem explicações esdrúxulas sobre os acontecimentos bíblicos é atrasar o inevitável, quando todas as hipóteses forem eliminadas e o que sobrar é o texto puro e simples de deus mandando matar cordeiros e pássaros. Fechar o olho para isto é muito mais cômico, tão cômico quanto o próprio texto divino.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir