terça-feira, 29 de abril de 2008

Fundamentalista Ateu

“– ‘Não houve conversão no leito de morte’, disse Druyan, ‘Nenhum apelo a Deus, nenhuma esperança sobre uma vida pós-morte, nenhuma pretensão que ele e eu, que fomos inseparáveis por vinte anos, não estávamos dizendo adeus para sempre’.
– ‘Ele não queria acreditar?’, ela perguntou.
– ‘Carl nunca quis acreditar’, ela respondeu ferozmente, ‘Ele quis saber.’” Ann Druyan, esposa de Carl Sagan


Já expliquei milhões de vezes que não sou um fundamentalista ateu, porque a única maneira de expressar o que eu penso é em um blog e quando pedem minha opinião, não fico fazendo discursos pro ateísmo e reservo meus comentários a pessoas mais próximas a mim, não vou discutir nunca, por exemplo, com a minha madrinha que é freira (ela é a minha tia-avó, mas chamo carinhosamente de madrinha, não me importando que o titulo seja de caráter religioso), não discuto com pessoas imersas nesta religiosidade, e que em algum momento se sentiram ofendidas com algum comentário que realizei, entendo que as pessoas têm a sua crença e a dificuldade de as vezes enxergar o mundo de maneira mais racional.
E como já disse milhões de vezes o fundamentalismo esta em ignorar evidências, eu já disse que nunca irei acreditar em deus, daí me falam “mas se ele aparecer na sua frente?” se ele aparecer na minha frente não vou acreditar eu vou saber que ele existe, eis ai a grande diferença entre a minha maneira de pensar e a dos crentes em deus, eu nunca vou acreditar em nada eu vou saber. Não tem como eu brigar com você se o pé de laranja dá laranjas ou limão? É só irmos até o pé e provar o fruto. Agora "judeus matam mulçumanos, mulçumanos matam judeus, cristão mataram judeus, mulçumanos matam cristãos" (Roger Waters) por quê? Porque não tem um pé de laranja para eles saberem se é laranja ou limão, capiche?
Também é difícil às vezes ficar quieto, porque sempre me vêm na cabeça um caso em que ouvi um homem religioso proferindo preconceitos contra uma etnia, ficar calado é a solução? Eu acho que não, mas como fazer isto e não arranjar uma briga? Tratar isto de forma pontuada e com respeito acho que é o que muito céticos devem fazer, mas o menor dos ataques contra a irracionalidade humana já nos tornas fundamentalistas e pessoas sem coração? "Numa vida curta e incerta, parece cruel fazer qualquer coisa que possa privar as pessoas do consolo da fé" (Carl Sagan), quando a ciência não pode remediar a sua angústia. Mas isto cria um sistema de ataques à ciência, ela é tratada não como a salvadora da humanidade, mas uma seita que quer desumanizar os homens e as mulheres, lógico que isto é mentira e um produto de um sistema que não deseja pessoas questionadoras, o que seria da Herbalife em um mundo de céticos? Ou dos publicitários? Têm-se a principal profissão de divulgação contra a ciência fica difícil mostrar as pessoas como é realmente o pensamento cientifica sem às vezes não parecer um pouco arrogante e presunçoso.
"Essa é uma queixa comum, mas para mim profundamente misteriosa – na verdade, oculta. Sabemos muitas coisas sobre a existência e as propriedades da matéria. Se um fenômeno já pode ser compreendido em temos de matéria e energia, por que deveríamos formular hipóteses de que alguma outra coisa – para a qual ainda não há uma boa evidência – é responsável por ele? Entretanto a queixa persiste: os céticos não querem aceitar que há um dragão invisível cuspindo fogo na minha garagem, porque são todos materialistas ateus.
Mas não podemos fazer a ciência em pedacinhos, aplicando-a quando nos sentimos seguros e ignorando-a quando nos sentimos ameaçados, como é possível voar em aeroplanos, escutar rádio ou tomar antibióticos, sustentando ao mesmo tempo que a Terra tem cerca de 10 mil anos ou que todos os sagitarianos são gregários e afáveis?" (Carl Sagan)

Na minha visão uma pessoa que compreende os preceitos da ciência pode levar uma vida normal e feliz, até mais feliz, pois não depende mais de seres que parecem não te ouvir muito bem. Defendo que um mundo onde a morte é compreendida realmente como o fim da vida, tornará a humanidade mais preocupada com a vida aqui na terra e de nossos futuros filhos e desenvolveremos um amor a humanidade em troca do amor ao divino. Como Nietzsche disse uma vez “Não há no mundo amor e bondade bastantes para que ainda possamos dá-los a seres
imaginários

2 comentários:

  1. O Sr. poderia citar os créditos de Carl Sagan, nas inúmeras frases que usou, afinal agora, eu não sei se as demais frases que o Sr. usou são seus pensamentos ou emendas de pensamentos conhecidos, cuidado plágio é crime, desculpa a sinceridade.

    ResponderExcluir
  2. o senhor está correto, tenho preocupação de colocar sim a autoria dos pensamentos mas as vezes uso exemplos similares, onde está explicito eu coloco a origem, mas acho que devo colocar no cabeçalho de todos os post's que tudo o que eu escrevo Carl Sagan já falou rsrsrs vão ler os livros dele que é muito melhor.

    ResponderExcluir