quinta-feira, 24 de abril de 2008

As três maiores religiões monoteístas do mundo - Parte 02 Cristianismo

Continuemos com o trio de artistas, agora vamos abordar o cristianismo, esta religião monoteísta, é uma variante do judaísmo, fundado por Jesus de Nazaré, diferente do judaísmo no cristianismo temos três pessoas que formam um deus, são o Pai, o Filho e o Espírito Santo, não é explicado como e o porquê este deus é formado desta maneira, ao longo dos séculos a mitologia cristão perdeu muitas informações, hoje sabemos por documentos que as bases da Igreja inclusive a idéia de divindade de Jesus foram estabelecidas no Concilio de Nicéia no ano de 325 D.C., antes disto o cristianismo tinha muitas vertentes onde muitos acreditavam até que Jesus era somente um profeta. Mas quem foi Jesus?
Segundo a religião judaica, o Messias, um descendente do Rei Davi, iria um dia aparecer e restaurar o Reino de Israel. Na Palestina, por volta de 26 d.C., Jesus Cristo, nascido na cidade de Belém na Galileia começou a pregar uma nova doutrina e atrair seguidores, sendo aclamado por alguns como o Messias. Jesus foi rejeitado, tido por apóstata pelas autoridades judaicas. Foi condenado por blasfêmia e executado pelos Romanos como um líder rebelde. Seus seguidores enfrentaram dura oposição político-religiosa, tendo sido perseguidos e martirizados, pelos líderes religiosos judeus, e, mais tarde, pelo Estado Romano.
Oficialmente pelos historiadores romanos Jesus foi morto pelos romanos como um arruaceiro, não existe menção alguma que os Judeus ordenaram sua morte, a “história” evangélica de Jesus é bem conhecida e não entrarei em detalhes, oficialmente os ditos milagres de Jesus nunca foram mencionados por nenhum historiador, apesar de magníficos nos evangelhos, pelo que parece não causou espanto para ninguém independente de Jesus e seus apóstolos, importantes historiadores judeus viveram na época e nenhum citou se quer a existência de Jesus, alguns falam em aparição de milhares de messias e que proferiam ditos milagres, mas segundo os mesmo eram impostores e oradores baratos em busca de atenção em uma região dominada e com poucas perspectivas futuras.
Os cristãos foram perseguidos por vários imperadores romanos, as acusações dos romanos eram que os cristãos cultivavam a superstição e de ódio ao gênero humano, apesar dos romanos estarem certos em idéia, estavam errados em perseguir e matar, mas mesmo assim eles se mantiveram unidos e o imperador Constantino deu liberdade de culto para os cristãos, Constantino também teve grande influencia teológica, impondo que, por exemplo, que Jesus não seria considerado um homem messias, mas sim um deus.
As principais concepções filosóficas são que o amor a Deus e ao próximo é o único jeito de se alcançar a vida eterna, apesar de simples muitos teólogos ao longo dos anos adicionaram vários argumentos e teses que baseiam a vida do cristão, como comunhão, missa, batismo, crisma, tem desde São Tomas de Aquino uma tentativa de conciliar a razão e a fé cristã, apesar dos argumentos de Tomas de Aquino serem bons para época hoje são totalmente ridículos, alguns teólogos tentaram argumentos menos racionais com o conceito ontológico que fui duramente criticado por Kant, e hoje soa até de forma infantil, mas esta tentativa de tentar juntar a fé a razão ainda é perseguida pelos papas, a minha impressão é que a uma pulga grande atrás da orelha dos estudiosos cristãos, sem duvidas os chefes do cristianismo tem muito estudo e uma sociedade secular, causa muito embaraço em suas cabeça o misticismo cristão e a vida real.
A vida após a morte do cristão envolve o paraíso eterno e o inferno eterno e para alguns poucos pecadores o purgatório como algo para limpar você de pequenos pecados, até alguns anos atrás existia o limbo para os que não eram batizados, bom mas por algum motivo desistiram do limbo, Jesus disse milhares de vezes que a única maneira de se entrar no céu era por ele e pela comunhão.
Portanto não tem como entrar no céu quem não aceita Jesus ou não comunga.

4 comentários: