sábado, 9 de fevereiro de 2008

A Ciência como uma vela no escuro

"A ciência não é apenas compatível com a espiritualidade; ela é uma profunda fonte de espiritualidade." Carl Sagan

Parafraseando Carl Sagan no titulo de seu incrível livro “O Mundo Assombrado Pelos Demônios - A Ciência Vista Como Uma Vela no Escuro” eu digo que a ciência pode nos dar um incrível manual, não só para lidar com o desconhecido ou com eventos físicos e químicos, mas tambem um verdadeiro manual para a vida. O método cientifico foi a coisa mais sagaz, desafiadora, moralmente correta e eticamente justa que eu já encontrei em toda a minha busca por um balizador para a vida.
A ciência não é um grande livro chato que contem formulas ou teoremas, leis e sentenças matemáticas, ela não é só um corpo de conhecimento, mas também uma maneira de pensar.
Mas o que é o método cientifico? Ele consiste nos seguintes aspectos:

Observação - Uma observação pode ser simples, isto é, feita a olho nu, ou pode exigir a utilização de instrumentos apropriados.
Descrição - O experimento precisa ser replicável(capaz de ser reproduzido).

Previsão - As hipóteses precisam ser válidas para observações feitas no passado, no presente e no futuro.

Controle - Para maior segurança nas conclusões, toda experiência deve ser controlada. Experiência controlada é aquela que é realizada com técnicas que permitem descartar as variáveis passíveis de mascarar o resultado.

Falseabilidade - toda hipótese tem que ser falseável ou refutável. Isso quer dizer que mesmo que haja um consenso sobre uma hipótese ou teoria, é necessário que se mantenha a possibilidade de se refutá-la. Está fortemente associada ao fato que uma teoria nunca é definitiva. É um dos elementos mais importantes do método científico.

Explicação das Causas - Na maioria das áreas da Ciência é necessário que haja causalidade. Nessas condições os seguintes requerimentos são vistos como importantes no entendimento científico:
Identificação das Causas
Correlação dos eventos - As causas precisam se correlacionar com as observações.
Ordem dos eventos - As causas precisam preceder no tempo os efeitos observados.

Mas o que estas idéias sobre o método cientifico tem a haver com a vida e não somente com um experimento laboratorial? Tudo! Se você desenvolver cada item descrito acima você se tornará uma pessoa melhor, mais correta, mais justa e muito mais culta.
Por exemplo, se você for uma pessoa observadora, notando como as coisas funcionam, tendo a curiosidade de analisar e verificar como aquilo esta se procedendo, não é somente útil para saber como aquilo funciona, mas ao observar atentamente uma discussão ou atitude de um empregado, esposa, irmão ou amigo, pode te ajudar a entender como a pessoa "funciona" e também a não errar em alguma decisão que porventura você vá tomar.
No caso da descrição, ao realizar um trabalho de forma descritiva, alem de você conseguir um padrão que pode te ajudar ao tentar realizar novamente o trabalho, mas também consegue assim que todos entendam e repliquem o seu trabalho com mais facilidade, isto vale para o seu trabalho, e vale também para quando você for ajudar uma pessoa, ao ensinar ela como conseguir aquilo em vez de somente dar aquilo, ela assim passará para outras pessoas, pois existe um procedimento descritivo.
Na previsão temos a coerência dos fatos, devemos tomar o cuidado com nossas atitudes no presente, utilizando o passado como referencia podemos evitar erros futuros. Neste caso não me adianta agir de forma que já deu errado no passado, todas minhas ações têm que funcionar bem no passado, no presente e no futuro, isto nos torna coerente e correto, já que assim não tomaremos decisões arbitrárias, onde favorecemos uma pessoa de um jeito e no futuro não favorecemos outra.
Controle, aqui uma das principais técnicas, o controle só não nos da segurança no que estamos fazendo como elimina enganos, não nos deixa com medo de errar, e também não cria mascaras, muitas pessoas não controlam sua vida de forma correta elas mascaram os resultados, elas não enxergam o mal que estão fazendo, e acreditam que estão fazendo o que é certo, mas nunca avaliaram se aquilo esta dentro do seu controle e de tentar desmascarar os resultados.
A falseabilidade é o tomo central do método cientifico, diferente de todos os outros métodos, a ciência é a única aberta, é a única que diz “por favor, prove que estou errada”, ela diz que nenhuma idéia, hipótese, teoria ou lei é imutável e permanente, todas podem e devem ser falseável, isto é, sempre pode existir alguma idéia que desmonte todas as outras e a ciência nunca vai cansar de mostrar que ela estava errada. O que isto nos ensina? A humildade na sua forma mais pura, um seguidor do método religioso diz que ele é o conhecedor das causas e da vida, não admite visão diferente, por mais que existam provas que mostrem que provem o contrario ele não admite e se fecha naquele mundo, ele não admite nunca que está errado, do contrario do cientista que por natureza tem que admitir que está errado, mas isto lhe torna um fracassado? Não muito pelo contrario, quando o cientista prova o seu erro é porque descobriu uma teoria maior e melhor, esta é a grande beleza da ciência, ela evolui. E usar isto no seu dia a dia é de suma importância. Por melhor, por mais rápido, por mais eficiente que seja o que você estiver fazendo, aquilo pode ser melhor, mais rápido e mais eficiente, tanto no seu trabalho quanto na sua vida pessoal, aceitar o erro e evoluir é uma mostra de como a ciência é um dos melhores guias para a vida de uma pessoa.
E por ultimo, sempre explique as causas, se você explicar o porquê das coisas e a causa, isto vai te evitar maus entendidos e interpretações errôneas de eventos e fatos que podem no futuro por forma de boatos causarem grande dor de cabeça para você. Pode levar também em incompreensão de alguma ordem que você esta dando para o seu empregado. E lógico principalmente no ensino de crianças, nunca ensine algo que não tenha relação com os fatos, isto confunde, embaralha e desestimula a criança a pensar de forma coerente. Todas as causas devem ser explicadas conforme elas realmente acontecem e nos tempos em que elas acontecem.
Expliquei de forma rápida, mas o método cientifico pode nos dar muito mais, ele nos ajuda a ser pessoas melhores. Tentarei mostrar mais tarde com isto é possível.

Um ótimo livro para isto é o que eu citei acima “O Mundo Assombrado Pelos Demônios - A Ciência Vista Como Uma Vela no Escuro” do Carl Sagan, este livro deveria ser ensinado em escolas e deveria estar na sala de estar aberto, e todo o dia a família deveria se reunir e ler uma parte do livro, e depois deveriam discutir aquela parte, aposto o meu peso em ouro que o mundo seria melhor e mais justo.

Um comentário: