sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A Bíblia

“Eles vieram com uma Bíblia e sua religião – roubaram nossa terra, esmagaram nosso espírito... e agora nos dizem que devemos ser agradecidos ao ‘Senhor’ por sermos salvos.” Chefe Pontiac

Estou em uma fase a fim de desmoronar o argumento cristão que sem a religião não teríamos noção de moral e ética, por isto estou lendo bastante e segue abaixo um trecho de um trabalho escrito por John Hartung.


A Bíblia é m guia da moralidade entre membro do mesmo grupo, contendo instruções para o genocídio, para a escravização de forasteiros e para a dominação do mundo. Mas a Bíblia não é malévola devido a seus objetivos ou à glorificação do assassinato, da crueldade e do estupro. Muitas obras antigas fazem a mesma coisa — a Ilíada, as sagas islandesas, as lendas dos sírios da Antiguidade ou as inscrições dos maias, por exemplo. Mas ninguém sai por ai vendendo a Ilíada como base da moralidade. Ai é que esta o problema. A Bíblia é vendida, comprada, como um guia para orientar a vidas pessoas. E é, de longe, o maior best-seller de todos os tempos.


Pela bíblia ser o livro mais vendido de todos os tempos e por ela ter sido escrita a muitos mil anos atrás, e foi escrita em forma de parábolas e historinhas, hoje se tem um grande mal entendido sobre este livro, porque é difícil de entender o que esta escrito nele? Não de jeito nenhum é muito simples o que esta, escrito nele é pura ficção, se for levado desta maneira ele entra para o rol de excelentes livros de mitologia antiga, mas as pessoas insistem em achar que aquilo é uma verdade, todo o preconceito, toda a brutalidade toda insensatez encontrada naquelas páginas é nos dado como verdade que nunca deve ser sequer contestadas, e esta herança maldita é passada de pai para filho, aumentando a segregação da espécie humana e aumentando o ódio entre os que não partilham de sua religião.
Sempre que pergunto sobre alguma incoerência bíblica, como o porquê quando Jesus apareceu para os Apóstolos depois de morto ele usava ataduras nos ferimentos? O cara não precisa das ataduras, ele tinha acabado de ressuscitar, porque ele não fechou os ferimentos? Um milagre muito mais simples se comparado com o de ressuscitar não é? Daí vão me falar que as ataduras são uma figura de linguagem e que é muito difícil interpretar a bíblia e que ela não pode ser lida literalmente ao pé da letra e blá blá blá, mentira, agora quando eu leio que ele ressuscitou daí sim ninguém usou uma figura de linguagem? Não pode ser a figura do sol nascendo para ficar com os dias mais longos como mostrei neste post? Ou simplesmente a figura de linguagem que Jesus morreu, mas ressuscitou nos corações dos cristãos e assim ele nunca terá morrido? Para todo milagre bíblico posso citar no mínimo cinco figuras de linguagem bem convincentes.

Ótimo site, pena que esta em inglês
http://strugglesforexistence.com/?p=Introduction

Um comentário:

  1. Um documento sucetivel a diferentes interpretações , no mínimo não pode ser confiável. Vale como relatos de história , modo de vida de antigamente.. mas não como guia.

    E esse tal de espirito santo heim!? rsrs.. tem algo a ver com o preto véio?? rsrs

    Ai to confusa..
    Maria ficou gravida dele? mas.. afinal.. o pai de Jesus é José, Deus ou o espirito santo?
    8)

    ResponderExcluir