Vivemos em um mundo livre para pensarmos, agirmos, aceitarmos ou recusarmos o que nos parece ser melhor ou pior, como prova do meu post abaixo que somos programados biologicamente para acreditar e a razão é a força que luta contra esta crença, mas a preguiça e a falta de informação e conhecimento fazem a biologia ganhar disparada e o pior a razão em vez de ser usada para o bem é deturpada em forma de preconceito, uma pesquisa da Veja mostra que os brasileiros não votariam de jeito nenhum em um negro (1%) em uma mulher (12%) em um homossexual (34%) ou em um ateu (59%), todo o tipo de preconceito é ridículo imaturo e imoral, mas das perguntas a única que tem uma característica que engloba tudo é o ateu, imagina uma mulher negra homossexual atéia concorrendo à presidência? Ela não ia receber nem o voto dela. Agora se retirar o ateu como adjetivo, ela até poderia ganhar, talvez o preconceito envolvendo o ateísmo tenha se dado porque se configura mais em uma opção pessoal do que uma causa, a mulher não escolheu ser mulher o negro também não e alguns dizem até que o homossexual já que é um gosto, mas ser ateu não tem nada haver com gosto, a pessoa é atéia porque quer, então na concepção tacanha da maioria dos brasileiros o ateu quer ser ateu porque ele é mau, porque Hitler foi ateu (e ele não foi), ou porque Einstein acreditava em deus (ele acreditava em um deus que não existe) , ou até porque o Comunismo era um sistema político ateu (já expliquei o porque), mas eles se esquecem que a bíblia tolera a escravidão muito bem lembrado por Sam Harris que foi pessimamente mal contestado pelo comentarista político Reinaldo Azevedo que disse “Sam Harris, o intelectual ateu que concede entrevista à VEJA, escandaliza-se com o que chama de aceitação da servidão no Novo Testamento. O texto bíblico existiu na história — num tempo em que havia servidão. Será que ele pretende combater a leitura literal do texto bíblico com uma... leitura literal do texto bíblico? Na perspectiva histórica, que ele pretende seja a dele, cumpre indagar se a alternativa mais influente — o paganismo — era preferível às mulheres, aos servos, às crianças, àqueles que não eram sujeitos de direito.” O Reinaldo não entendeu que Sam Harris esta chocado que a bíblia segundo os ditames católicos foi escrita por deus, e pior o seu filho Jesus não disse um “a” condenando a escravidão e depois ele ainda põe outro fator - o paganismo - que também aceita a escravidão como uma função histórica normal da sociedade da época o que é totalmente verdade, mas esquece ele que Jesus deveria ser atemporal e ele deveria saber que a escravidão é uma coisa injusta, isto só prova que Jesus era um pobre mortal como todos nós, sub-julgado a seu tempo, como nós, cabe a racionalidade combater estes abusos e refinar a ética e a moral humana, e o paganismo não é o que o ateísmo prega, sempre disse que o ateísmo se baseia no Humanismo Secular e quais são os pontos do humanista secular? Estes
- Uso da razão, do método científico e da evidência factual em lugar de fé ou de misticismo, na busca de soluções e respostas para as questões humanas mais importantes.
- Certeza de que dogmas, ideologias e tradições religiosas, políticas ou sociais devem ser avaliados e testados, em vez de simplesmente aceitos por uma questão de fé.
- Busca da satisfação, do desenvolvimento e da criatividade, para o indivíduo e para a humanidade em geral.
- Preocupação com a vida presente e compromisso de dotá-la de sentido através de um melhor conhecimento de nós mesmos, de nossa história, das nossas conquistas intelectuais e artísticas e das perspectivas daqueles que diferem de nós.
- Busca por princípios viáveis de conduta ética (tanto individuais quanto sociais e políticos), julgando-os por sua capacidade de melhorar o bem-estar humano e a responsabilidade individual.
- Busca constante pela verdade objetiva, levando em consideração que nossa percepção dessa verdade é imperfeita e que ela pode ser alterada por novos conhecimentos e experiências.
- Certeza de que com razão, boa vontade e tolerância, pode-se progredir na construção de um mundo melhor para todos nós.
Mas a ignorância de muitos “pensadores” faz e prega que ser ateísmo é uma coisa ruim, o Reinaldo veio com a lenga-lenga que o comunismo ateu matou milhares, mais tarde concordou que não é culpa do ateísmo, mas que mesmo assim isto produziu mortes, sim lógico, mas digo que não é culpa do ateísmo em nenhum momento. Isto é culpa de um sistema político tacanho que é análogo a uma religião, e volto a repetir hoje as maiores guerras são em nome de deus. Isto é homem x homem, deus por não existir é inerente nesta história, para mim as vantagens de ser ateu é que temos uma visão e damos importância para um mundo que existe, sempre seguindo as primícias acima citadas.