quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O Caminho das Mulas Taubateanas

O Caminho das Mulas e o Caminho dos Homens


Este post é sobre Taubaté, mas serve para todos estes urbanistas malucos e de mentirinha que existe no Brasil.

Vou citar aqui Le Corbusier, com o seu livro “Urbanisme”. Le Corbusier “O Corvo” foi um grande Urbanista francês do começo do século XX, que utilizava grande quantidade de ironia em seus escritos. E este não foge a regra, logo no começo do livro ele mostra uma cópia do verso de um livro da escola primária francesa contendo diversas figuras geométricas, isto é, quer mostrar que qualquer criança sabe o que é geometria e que esta que é a base para qualquer urbanista.

Mas voltando ao tomo da questão segue um trecho do livro.

“... O homem caminha em linha reta porque tem um objetivo; sabe aonde vai. Decidiu ir a algum lugar e caminha em linha reta.
A mula ziguezagueia, vagueia um pouco, cabeça oca e distraída, ziguezagueia para evitar os grandes pedregulhos, para se esquivar dos barrancos, para buscar a sombra; empenha-se o menos possível.
O homem rege seu sentimento pela razão; refreia os sentimentos e os instintos em proveito do objetivo que tem. Domina o animal com a inteligência. Sua inteligência constrói regras que são o efeito da experiência. A experiência nasce do labor; o homem trabalha para não parecer. Para produzir, é preciso uma linha de conduta; é preciso obedecer às regas da experiência. É preciso pensar antes no resultado.
A mula não pensa em absolutamente nada, senão em ser inteiramente despreocupada....”

Em 1925 Le Corbusier já dizia que existiam muitas mulas planejando Paris e nas cidades do velho continente, bom como ele eu digo que aqui em Taubaté temos muitas mulas planejando o sistema viário.

Eu chamo isto de “Desplanejamento Viário de Taubaté”. Aqui sim precisamos mandar um livro do primário de geometria para os nossos desplanejadores.

Por hoje é só, tentarei dar mais exemplos com o passar do tempo.

2 comentários:

  1. Caro Pedro, perfeitas as suas considerções. De continuidade a este trabalho, a cidade de Taubaté precisa de pessoas que gritem, questionem para quem sabe, um dia possam ser revertidas todas as bobagens que os desplanejadores estão fazendo.
    luiz carlos

    ResponderExcluir
  2. Luiz obrigado pelo comentário, vou tentar junta tambem das suas ótimas colocações sobre o sistema viário de Lombaté, vamos ver se o tempo e a vontade de brigar vão me manter com vontade de escrever rsrs. Abraço

    ResponderExcluir