quinta-feira, 24 de julho de 2008

Números

Hoje vi uma matéria sobre a religiosidade dos jovens em 20 países e decidi juntar mais alguns dados e assim formatar alguns gráficos que irei comentar logo em seguida.

Mas uma coisa interessante é que no Brasil somente 1/3 dos jovens se declaram profundamente religiosos, isto mostra que de certa forma as amaras estão sendo desfeitas. Se considerarmos que para ser profundamente religioso na pesquisa basta você ir a templos regularmente, seguir os preceitos básicos e os mandamentos da religião e que para a religião se você não os seguir você irá sofrer no inferno e que somente via estes preceitos você esta em contato com deus, então temos 2/3 de pessoas que já entendem que tem alguma coisa errada nestas religiões, porque se arriscar a ir para um lugar como o inferno ou acabar com o canal de “conversa” com o criador do universo onipotente, onisciente e onipresente é algo que sucinta muita convicção. Estamos caminhando para um futuro melhor, quando entendermos que realmente a única coisa que temos somos as pessoas que estão aqui neste mundo.

Aqui temos o gráfico relacionando os paises a partir dos mais descrentes até os mais crentes, podemos reparar as barras verdes, em linhas gerais quanto mais crente menor o IHD, que é o índice de desenvolvimento humano, a linha amarela mostra também a renda per capita o PIB, novamente temos isto acontecendo quanto mais religioso ou menos descrente menor o PIB. O que podemos concluir? Ou deus não se importa com o desenvolvimento humano ou ele não existe e estas pessoas têm que entender que devem mudar alguma coisa para poderem melhorar a suas condições.

Aqui como no gráfico anterior temos outro agora relacionado à expectativa de vida ao nascer. Novamente temos nos países menos descrentes uma tendência diferente dos países mais descrentes, aqui no caso de uma talvez existência de deus as pessoas vivem menos se acreditam nele e vivem mais se não acreditam nele, será que ele quer logo os seus fiéis para junto dele?

Neste ultimo gráfico temos uma boa explicação para os dois outros gráficos a linha amarela mostra o índice geral de matriculas veja que quanto mais crente menor os alunos e quanto mais alunos menos crente, ora logo se tivermos simplesmente pessoas mais instruídas e aqui não estou falando em qualidade de instrução e mesmo assim já os coloca entre os países com o maior PIB, maior longevidade e de quebra menor religiosidade. Imaginem quando tivermos qualidade no ensino e isto em 100% dos jovens acho que teremos boas surpresas, mas o melhor teremos mais qualidade de vida e assim transformar a Terra no paraíso.


Fontes

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u425526.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u425463.shtml

http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário