sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tudo é Ciência

Enquanto algumas pessoas praguejam contra a ciência dizendo ela não ser a única forma de conhecimento humano, outros (os realistas) acham que é sim a única coisa e fazem de tudo para provar isto e com isto melhorar a vida de todos.


A minha certeza sobre a ciência ser o único meio de entendimento da vida ganha maior relevância no dia a dia em que me proponho a usar isto no meu trabalho, nas minhas relações sociais, no planejamento da minha vida, na meu descanso, isto é, em tudo que faço tem base cientifica, base racional, mas ai vem os "poetas" e dizem "e amor, esqueces dele" e eu digo "o amor? Ame racionalmente e ame para sempre, ame irracionalmente e ganhe ódio" a razão é tudo e enquanto não aprendermos isto vamos ficar tentando morder nosso rabo. Ou como disse recentemente, o irracional bebê vinagre achando que é vinho e ainda fica bêbado.

Recomendo a todos uma leitura e um filme, vamos lá:

A leitura é sobre o encontro na USP de 4 gênios da matemática ganhadores do Nobel que discursaram sobre teoria dos jogos e sua possibilidade de fornecer base matemática a sociologia, inclusive nesta mesa redonda esta Josh Nash ganhando do Nobel pela teoria Equilíbrio que foi base do filme "Uma mente brilhante", a lucidez destes homens é incrível adorei e em especial esta frase de Nash que cala a boca de meia dúzia de pseudos filósofos que aparecem aqui de vez em quando "Com palavras, você se convence de qualquer coisa. A matemática promove uma disciplina de pensamento." Nash  mas ele só tem 82 anos muito novo com o tempo ele vai ver que existem outras meios de se ver a vida (sic), espero manter a lucidez como ele.

Confira estas reportagens:

Sociologia precisa de equações, dizem prêmios Nobel
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0408201001.htm

Quatro mentes brilhantes

http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=15733:quatro-mentes-brilhantes&catid=27:notas-do-campus&Itemid=73

SECOND BRAZILIAN WORKSHOP OF THE GAME THEORY SOCIETY

http://aplicativos.fipe.org.br/bwgt2010/index.htm

Sobre o filme, o seu titulo em inglês é "The Cure" baseado em um best-seller que conta a história real (com suas devidas atribuições poéticas) de pais que lutam para encontrar a cura da Doença de Pompe, para seus dois filhos. Uma doença degenerativa que afeta os músculos e o sistema nervoso do seu portador, criando uma expectativa de vida de apenas 9 anos. O filme conta com dois astros de Hollywood Harrison Ford e Bredan Fraser e mostra o real milagre, que é aquele que você não fica parado e rezando esperando algo que nunca virá, mas sim aquele que você arregaça as mangas e faz acontecer, recomendo a todos para entenderem como é o pensamento cientifico e como ele funciona hoje, por trás de uma industria almejando lucro no final esta o mais importante que é salvação de vidas, e não importa a religião, porque na ciência isto não entra na equação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário