terça-feira, 17 de agosto de 2010

Por uma Política sem Publicidade

Sou contra a publicidade em praticamente tudo, não se vê publicidade honesta, mas o que é publicidade honesta? Simples é aquele que só deve informar as características do produto e não dar uma avaliação do mesmo, por exemplo, "Máquina de lavar-roupas de 10kg" isto é honesto, ou, "Excelente máquina de lavar-roupas que deixa sua roupa branquinha e lava mais de 10kg de uma só vez", isto é desonesto, porque? Porque enaltece algo que não foi testado por você, será que deixa branquinha mesmo? Será que lava mais de 10kg sem prejudicar a qualidade? Isto são coisas que você deve avaliar e não quem esta te vendendo, mas como você avalia antes de comprar? Dados técnicos, no caso a potencia de centrifugação, opções de lavagem, locais adequados para armazenamento do amaciante e detergente, garantia, características do motor, taxa de economia, uma série de itens que vai fazer você chegar a conclusão que realmente ela deixa a roupa mais branquinha.


Jogando isto para a política temos um agravante maior para a publicidade desonesta, pois é feita sem apresentar as características do candidato, veja o horário eleitoral e você vai ter alguns minutinhos com o candidato e no resto será de jingles, pessoas humildes falando, em outras exaltando as boas realizações do passado, sua biografia também exaltando as coisas boas, nada imparcial, e com muita cor e musica de impacto. Se não bastasse temos os famosos panfletos que são a verdadeira poluição, em minha cidade Taubaté, tem um candidato do PV (dito Partido Verde) chamado Henrique Nunes que esta poluindo o centro de nossa cidade, dou o exemplo dele porque é o mais característico, pois se trata de uma partido que deveria ser ligado a causa ambiental, porque gastar dinheiro fazendo panfletos mostrando só a sua cara e seu numero? Se ao menos o panfleto fosse feito de material reciclado, mas nem isto, e o que vemos é a triste amostra de falta de civilidade do brasileiro, uma do candidato que faz um publicidade desonesta, outra do entregador de panfletos que quer se livrar logo daquilo e entrega a esmo e por ultimo o que pega o panfleto e 1 minuto depois joga este na via publica, completando um circulo vicioso, e quem perde é a política, o meio ambiente e assim toda a população brasileira. E o pior não adianta reclamar, chamam de eco chato, ambientalista idiota etc. etc., mas o que estou reclamando é mais profundo é maior é mais incisivo, a política devia ser a pessoa sozinha em frente a TV ou na rua só ela sem panfleto, jingles e nem nada, falando cara a cara com as pessoas, sem photoshop, sem um véu de publicidade tão espesso que não sabemos quem esta atrás. Ou pelo menos os entregadores de panfleto devem ficar parados com um banner escrito “Conheça aqui Henrique Nunes” e assim os interessados iriam até lá fazer perguntas se os mesmos não souberem responder, passariam um e-mail ou telefone do candidato e a duvida poderia ser sanada começaríamos ai ter um pouco de publicidade honesta.

Quer um caso maximo de publicidade desonesta? Vide o caso Dilma, quem conhece esta mulher? Quem sabe o seu passado? Quem sabe o que ela vai fazer? Esta na frente das pesquisas, quando o governo que te apóia é corrupto e populista, esta gastando o nosso dinheiro em obras sem sentido, a divida publica nunca foi tão grande, o IDH não passa de pais subdesenvolvidos, o Brasil cresce menos que os paises vizinhos, o Lula não vez nada de diferente a não ser tocar o Brasil com a barriga, nenhuma reforma, nada que estamos pedindo a anos e anos. E vamos pelo jeito ter mais 4 longos anos nesta agonia isto se o Brasil não quebrar antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário