quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ciência

Estou tento bons estalos sobre frases que mimetizam alguns assuntos interessantes. É como no transito, consegui depois de anos me perguntando por que surgem bolsões de transito em uma via sem semáforos, tinha várias teorias, mas consegui achar a primeira resposta sobre o assunto, pela pura analise do fato, agora falta criar a teoria, pois eu não tinha uma teoria que predissesse aquele fato.



Mas a frase em si é a seguinte

"Ciência é o corpo de conhecimento que prova um fato a partir de uma teoria matemática ou prova uma teoria matemática a partir de um fato"


Sendo assim sem teoria matemática ou sem fato não consta no campo da ciência, agora me pergunto qual a diferença de algo que não existe para algo que não se tem fato ou teoria matemática, já que tudo que conhecemos ou é fato ou é teoria matemática?

4 comentários:

  1. caro colega, muito cuidado na definiçao simplista da ciência. nao podemos sintetizar só por prova matemática, isso seria ciência das regularidas, ou ciência imaculada. a matemática n trata de empirismo, ela trata de demonstraçao, prova e formulaçao lógica, q sao partes SIM do método científico, mas nao EXCLUSIVAMENTE. a matemática nao inclui o empirismo e a observaçao, além do experimento. a ciência é feita de forma mais geral.

    cuidado tb ao dizer q construimos o conhecimento através da demonstraçao lógica e prova, e q o q nao tem formulaçao ou prova (no sentido matemático) nao pode construir conhecimento, pq isso caracteriza uma falácia de demonstração circular, entende?

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Pedro
    O empirismo é traduzido matematicamente por métodos mecânico - estatísticos os americanos são feras em fazer isto, é um reducionismo? Sim, mas são matemática, estas formulas podem não funcionar na sexta casa decimal, mas para o que se destinam ela é competente.

    Veja bem sobre a construção do conhecimento, eu digo que o conhecimento se constrói a partir da teoria e de fatos. Não vejo utilidade em conhecimentos que não se apóiam em fatos ou teorias predizem algum fato. Só para lembrar ética, moral, beleza se baseiam em fatos ou predizem algum fato, tanto que mudam de regiões para regiões dependendo dos fatos.

    Obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. de fato. mas o empirismo nao é traduzido matematicamente, mas sim representados os seus resultados.

    o método matematico puramente é limitado à teoria e a predicão.

    o q confere à ciencia sua credibilidade é um agregado de conhecimentos passados (empiricos: experimentais e observacionais), um corpo de teorias que "predizem" eventos futuros, e um formalismo (as vezes matematico) q pode ser utilizado, universalmente, como fonte de onde derivam estas predições.


    mas temos q reconhecer, humildemente, q a ciencia, apesar de a ferramenta humana mais potente, nao pode deliberar 100% sobre tudo, exigindo provaçao empírica, e excluindo como inverdade aquilo q nao existe.
    por exemplo, eu nao acho q o amor pode ser testado empiricamente, nem por isso quer dizer q ele nao existe, capiche? qnd digo testado é mensurado, sensivel a instrumentos e formalizado matematicamente. sabemos q ele existe por experiencia

    eu nego Deus por uma questao de falta de prova sim, mas pq a sua definicao é uma definiao não metafísica - é a existencia de um ser, afinal!

    ResponderExcluir
  4. Pedro

    Sim representa seus resultados, mas é matemática e ciência, porque a representação dos resultados é calcada em métodos científicos. O amor é um conceito que prediz um fato, não existe matemática? Talvez sim, se olharmos que é uma interação química que envolve muitíssimas variáveis. Existem estudos que mostram como o cérebro funciona em casos de encontrar pessoas que amamos e a partir usando soluções matemáticas tentar entender isto. E o amor ainda é um conceito, que leva as premissas muito pessoais, conceitos são assim e necessitam de uma quebra de paradigma como foi o caso de Darwin, antes existia o conceito da vida e bilhões deles, Darwin mostrou que existe só uma explicação, a ciência pode mostrar também no caso do amor e de outros conceitos, pois é um fato e todo fato pode ser estudado, pelo menos você tem possibilidade de criar grupos de controle. Isto é chato? Acho que não, a musica é matemática. No caso de deus é diferente do amor, no amor temos suas características muito bem evidenciadas e deus? Alem de ser um conceito deus não tem características evidentes, uma hora salva ou hora mata, sem qualquer lógica, até o amor tem sua lógica.

    Ps. Quando na frase falo de matemática são todos os métodos matemáticos junto suas “gambiarras” reducionistas rsrsrs.

    ResponderExcluir