quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Qual é o livre-arbítrio de uma criança?

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u654108.shtml

Vejam esta reportagem acima antes.


Todos que acompanham este blog sabem muito bem o que acho sobre o livre-arbítrio se quiser veja alguns post's como a minha opinião

http://psoethe.blogspot.com/2008/10/o-livre-arbtrio.html

http://psoethe.blogspot.com/2009/07/o-homem-nao-passa-de-ferramenta-nas.html

http://psoethe.blogspot.com/2008/09/teologia-o-nada.html

Em resumo o livre-arbítrio divino é uma invenção teológica para tirar de deus a responsabilidade pelo mundo, mas só quando eles querem porque vivem falando que deus "olha por nós" que deus "nos ajuda".

Bom o que eu queria saber era exatamente o que um garoto de 2 anos de idade sabe sobre o livre-arbítrio que deus lhe deu, ou então porque deus deu livre-arbítrio para um homem pai de uma criança de 2 anos de jogar ela do 18 andar de um prédio? Que deus é este? Se deus existe, eu não posso provar e nem o contrário, mas torço por caso ele existir não seja este deus que nos deu livre-arbítrio porque alem de sarcástico ele é mal e se não é mal é burro, só um ser burro ou mal o suficiente daria livre-arbítrio para os humanos.

5 comentários:

  1. Oho!
    Livre-arbítrio. Interessante essa, hein!

    Hmm...
    Sobre o livre-arbítrio tirar a responsabilidade de deus acho que vai depender da religião discutida.

    Assim, o livre-arbítrio dentro da religião católica, por exemplo, parece um pouco estranho e é bem complicado de se explicar. Se levar em consideração a criação das almas, pecados, céu e inferno entre outras coisas o livre-arbítrio realmente soa como uma "brincadeira de mal-gosto".

    Mas o livre-arbítrio também aparece na religião espírita. E, ao menos para mim, dentro do espiritismo ele não parece tão ruim assim.
    ===============

    Saudades de passar por aqui, rs.
    Tudo bem contigo? :)

    ResponderExcluir
  2. O que eu alardeio sobre o livre-arbítrio é que as pessoas quando algo de ruim acontece dizem que deus nos deu livre-arbítrio para fazer o que quiser até o mal (?). Mas não existe este livre-arbítrio os humanos estão tentando a todo custo acabar com o mal usando a justiça e eliminar o livre-arbítrio para fazer o mal, isto é, os humanos estão corrigindo um erro divino? Mas seria mais fácil se deus não nos desce livre-arbítrio para fazer o mal não é? Porque no caso do post, nem a justiça humana vai poder fazer algo porque os dois estão mortos, e a criança não pode viver, e como a vida é uma dádiva divina (?) e o livre-arbítrio também (?) é muito estranho deus dar uma coisa e tirar por uma forma tão sádica e maldosa.

    ResponderExcluir
  3. Comigo as coisas tão passando... heheh
    Só isso... passando. Atualmente me encontro numa fase de testes. =P
    Estou filosofando sobre o que fazer da minha vida e também sobre um tópico inédito: "Quem sou eu?". (LOL)

    ================

    Voltando ao seu post do livre-arbítrio...
    Concordo contigo no problemão que é esse negócio de livre-arbítrio e o uso dele como desculpa pra se fazer o mal. Mas acho que nesse caso seria uma visão mais católica do livre-arbítrio.

    Eu não sei se é porquê eu não conheço o suficiente do catolicismo mas fica estranho porque:

    1. Deus cria a alma do homem no instante em que ele nasce.
    2. Dá-se o livre-arbítrio e as 10 regras supremas.
    3. Julga-se o coitado e ele vai para o lugar merecido de acordo com a experiência em vida.
    4. Não há retorno. Sofre-se eternamente por um erro cometido.


    Agora, pelo que eu andei lendo no espiritismo o livre-arbítrio é assim:

    1. Deus cria a alma do homem antes dele nascer.
    2. Liga-se a alma a um corpo material (nosso corpo) num planeta pouco desenvolvido (sim, eles acreditam em vidas em outros planetas).
    3. Julga-se o indivíduo levando-se em conta: consciência do indivíduo sobre o ato e nível intelectual atual.
    ------------[aqui entra uma coisa muito interessante: a preparação]
    Nessa fase existe um período em que a alma, livre do corpo material, é levado a passar um período de reflexão e estudo sobre suas ações passadas.
    Não tenho como dar detalhes porque não conheço a fundo e falta espaço pra explicar outras coisas. No grosso a coisa fica assim:
    O ser humano aprende sobre o que fez no passado e, tomando conhecimento, retorna ao mundo material.
    ------------[aqui entra uma coisa muito interessante: a reencarnação]
    4. Renasce e faz uso do chamado "livre-arbítrio" onde escolhe repetir o erro ou tentar consertar.
    5. Se repetir o erro, quando voltar a morrer, irá rever o que fez e, se envergonhado, fará o possível para juntar mais forças pra internalizar o aprendizado. Caso contrário, uma vez aprendido a lição não regride.

    Bonitinho isso, né? =)

    ResponderExcluir
  4. Sim é muito bonito, pena que não é verdadeiro, pois é tão estranho quanto o livre-arbítrio católico, porque primeiro não vejo o porque nisto tudo, porque criar uma alma defeituosa mandar ela para a terra, errar pra cacete ela voltar para o céu refletir dos erros se preparar e voltar em outra época e sem se lembrar de nada da outra vida? É um sistema ruim e muito falho eu, por exemplo, criaria algo mais dinâmico, se deus sabe exatamente o que a pessoa fez de errado porque esperar ela morrer para mostrar? E porque apagar toda a memória de vidas passadas? E ainda mais as seções espíritas de que já participei, não apresentam nenhuma evidência de existência de uma vida anterior e as informações são vagas e geralmente correspondem muito com a vontade pessoal já antes estabelecida, entende? Não vejo muita praticidade em preparar refletir sobre os erros passados e ser jogado em um mundo corrompido e uma época totalmente diferente da que ele viveu e sem se lembrar de nadica, isto é, tudo que ele conseguiu evoluir na outra vida é perdida. Seria mais fácil a gente nascer já sabendo o que tinha e não ter que apelar a seções espíritas nada esclarecedoras e de difícil acesso a informações simples quanto mais especificas, como seria bom o espírito de Einstein voltar e continuar de onde parou né? Ou Gandhi, ou Lennon etc. etc. Sendo assim eu sem a evidencia física ainda fico com a impassibilidade da existência do livre-arbítrio como algo divino, mas como algo natural e inerente a condição humana.

    Sempre é bom refletir sobre quem somos. Força no ai no seu post rsrs

    ResponderExcluir