quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Teologia é o nada

"A teologia tenta explicar porque deus não faz o obvio."

É incrível como são rebuscadas as encíclicas papais, os livros de estudiosos das religiões sempre discursando sobre diversos causos, uns até interessantes, mas só o tomo central é interessante, pois os assuntos que são discutidos não são nada interessantes, isto se você for levar a sério.
Os teólogos escreveram diversos livros e trabalhos, mas disto tudo o que é usado no dia a dia do homem? O que é realmente utilizado para a vida humana na sua rotina? As questões morais e a de encarar uma vida muitas vezes injusta e sem muito sentido? As respostas sempre aludem para que os humanos confiem em um deus e este proverá a esperança o entendimento e o sentido da vida. Mas ainda estamos desde inicio da história humana totalmente perdidos não sabemos nem o inicio destas respostas se olharmos só a visão teológica. Para que serve a teologia? Ela serve para explicar porque deus não faz o obvio. Textos e mais textos, foram escritos para explicar o porquê deus não faz o obvio, foram usadas invenções filosóficas vôos da imaginação, tentando explicar porque existe o mal e um deus de extrema bondade. Tenta-se costurar um deus inventado em um mundo real onde não se pode inventar nada, pois as evidencias são claras, mas são criadas artimanhas de pensamentos que fazem o natural parecer algo errado e outras vezes o errado é o próprio humano, este que foi criado por deus para ser eternamente culpado por tudo. Pois tudo o que poderia ser facilmente “consertado” por deus não é, pois ainda existe o mal, existem doenças, existem pessoas que querem e desejam o mal, crianças nascem mortas, crianças nascem em lugares onde não consegue viver até os cinco anos de idade, pessoas são mortas de forma cruel, a natureza age como o homem não existisse, as leis naturais são sempre exatas e constantes. E para um ser onipotente, onipresente e onisciente alterar qualquer uma destas coisas é fichinha, mas existe a teologia que impede que deus faça isto tudo, então deus é o ser supremo segundo a teologia, mas não pode fazer nada segundo a teologia. Sendo assim a teologia é um grupo do pensamento humano que não precisa existir, pois não reflete em nada a melhoria da vida humana neste planeta, é só um monte de argumentos toscos e sem sentido para tentar explicar um deus incompatível com o mundo e com o homem. Pois alem de se contradizer é totalmente inútil a não ser se for usado como fantasia declarada para o deleite provisório de alguns humanos, como um filme do homem aranha ou do super-man, fantasias criadas pelo homem para se iludir e esquecer o mundo por uns instantes, mas não podemos utilizar a teologia como verdade, pois assim vamos viver em ilusão eterna e nunca conseguiremos enxergar o mundo como realmente ele é, pois viveríamos uma fantasia.

3 comentários:

  1. Pena que não atualize mais o seu blog. Tenho muita coisa a contribuir. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Estou temporariamente sem um computador pessoal, por isto estou um pouco sem escrever mas tenho muitos post's já iniciados, vamos trocar idéias sempre é bom dividir o conhecimento. Abraço

    ResponderExcluir