quarta-feira, 22 de julho de 2009

Esqueça o deus dos humanos

“Por simples bom senso, não acredito em Deus. Em nenhum.” Charles Chaplin

Esta questão me perturbou um pouco “Todas as opiniões que eu tenho sobre deus vem de onde?” Ora por enquanto só do que os homens e mulheres falam cada um acha que deus é de uma maneira cada um acha que deus é assim ou assado, mesmo em uma religião as opiniões são diversas, por exemplo, se pegarmos 1000 pessoas e pedirmos para ela listar 10 características de deus terão pelo umas 100 características diferentes sendo que pelo menos 1/4 delas se conflita isto é, o que uma acha que pertence ao divino à outra acha que seu antagônico também é, todos tem a formula. Entramos em uma situação conflitante, pois se eu quiser procurar deus só terei a opinião das pessoas sobre deus e todas estas opiniões com sérios e graves problemas de lógica, imagino o quão inútil é acreditar em algo em que não existe nenhum consenso sobre a existência e se existe como é que ele atua, fica obvio que assim tentamos forçar características para deus conforme o que nos mesmo achamos de melhor para nós, por isto muitos não aceitam o deus de outra religião, e vice-versa, mas isto é errado pois se você é católico de cada 6 pessoas no mundo 5 acham que você esta errado, seria correto acreditar neste deus? Mas por incrível que pareça ser católico é a melhor probabilidade de estar certo se considerarmos a opinião humana sobre deus, imagine ser de outras religiões a quantidade de pessoas que discordam de você aumenta exponencialmente.
Mas vamos ser corretos em nossa analise e você pode me indagar que 99 pessoas a cada 100 acham que eu estou errado, então eu não poderia usar este tipo de analise com as religiões? Posso sim, pois no meu caso eu acho que todas estão erradas pois não podemos dar características conflitantes para uma coisa só, pés de laranjas só dão laranjas independente do que eu acho, eu posso querer muito que o pé de laranja de melancias mas de nada vai adiantar, pois no final terei laranjas.
No caso do pé de laranja eu posso ir lá e verificar qual tipo de fruto irei colher se são melancias ou laranjas. Mas e no caso de deus? Como eu posso verificar se o que você deseja que ele seja é realmente o que ele é? Será que você não quer que ele de melancias quando ele somente pode dar laranjas? Você pode estar cometendo um grandíssimo erro ao desejar algo realmente absurdo para deus, tão absurdo quanto laranjeiras com melancias em seus galhos e pior uns acham que são melancias outros acham que são pitangas, outros abacates outros o absurdo de laranjeiras darem tomates ou até cebolas como no caso de algumas minorias no interior dos Estados Unidos, mas quem disto tudo esta certo? Você deve achar absurdo discutir que tipo de fruto uma laranjeira dá, também acho absurdo, como também acho absurdo discutir o que realmente deus é, pois ninguém sabe, pois a multiplicidade de opiniões sobre uma coisa não é prova de existência, mas sim de desconhecimento, podemos disto tudo ter certeza de uma coisa, não conhecemos deus, não sabemos como ele é como ele age, como surgiu, se ele nos ouve, se é todo-poderoso, se não é, isto realmente não sabemos e isto é provado na quantidade de respostas, se um professor perguntar para um aluno o que esta escrito na pág. X e ele responde “Pipocas” e o mesmo professor perguntar para outro aluno o que esta escrito na pág. X e ele responder “Goiabas” o professor terá que ele mesmo olhar o que esta escrito, será que ele ao olhar a página não constará para seu próprio espanto que a página estava em branco? Podia os alunos estar imaginando palavras porque o professor pediu para ele ler o que estava escrito e ele ao olhar que nada estava escrito logo pensou “O professor não iria pedir para eu ler uma página que não tem nada escrito” e assim soltou “Pipocas” e “Goiabas”? Será que não estamos lendo páginas em branco? Esqueça o deus dos humanos, procure o deus real, estou procurando. Se perguntar “Você já achou?” responderei “Não por enquanto não”.

4 comentários:

  1. Pedro e se fosse assim:

    1. Teoria de que Deus existe:
    - Seria aquilo que os religiosos falam: perfeito.

    a. O céu e o inferno não existiriam.
    Não conheço muito dos judeus, mas o pouco que li da religião e das crenças deles o inferno eterno não parece existir (http://www.conversaojudaica.org/). Outros que discordam da existência do inferno são os espíritas. Dizem que se a afirmação de que Deus é bom é verdadeira, não há sentido em crer que o inferno exista.

    b. Deus como criador.
    Bom, partindo da idéia de que ele criou o universo e o que nele há, creio que o mais lógico (nessa situação) seja ter criado antes de tudo a lei fundamental do funcionamento de todas as coisas. O que hoje descobrimos com nossa ciência nada mais seria que o entendimento dessas leis fundamentais que ele criou.

    Talvez meio louco, mas parece mais interessante dessa forma pra mim, rs.
    E aí? O que acha?

    PS: Concordo com você que cada indivíduo tenha sua idéia de Deus. Por isso, criei a minha versão usando algumas das religiões disponíveis. :)

    ResponderExcluir
  2. I-Pixel

    Eu sou um ótimo critico das formas de como nos humanos olhamos para um possível criador, a existência de um céu e um inferno é um tanto infantil, pensar que o mundo como conhecemos só serve como um filtro que deve separar os humanos em dois grupos é estranha para mim, pois não vejo o porque disto tudo, se a existência é uma benção divina deveria ser mais exemplificada as formas que somos selecionados, se uma delas é como os cristãos imaginam que devemos louvar esse deus a exaustão acho mais absurdo ainda pois não acho que o criador do universo deseja e gosta de ser louvado o tempo todo, que tipo de deus é esse? "Puxem meu saco que eu te dou a vida no paraíso" WHAT???? rsrsrs bom o que eu quero dizer é que não tem como usar o que nós pensamos para moldar deus, eu abstraio isto, deus não pode ser algo interpretativo, se ele é real não tem como ficar tirando conclusões do tipo deus é assim ou assado.
    E sobre deus ter criado o mundo com as leis da físicas como conhecemos é uma idéia valida mas é frustrante não adianta rezar muito para a força da gravidade rsrs e existe a pergunta quem criou deus. Ele veio do nada? Então o universo também pode vir do nada, pois para uma coisa tão poderosa como deus vir do nada é muito mais fácil o universo ter vindo deste nada, pois veja bem deus para criar o universo ele deve ser muito mais complexo que o universo logo de onde veio deus o universo pode ter vindo com mais facilidade. Quem criou o criador? Mas a discussão é longa e salutar, eu procuro respostas, mas elas sempre geram mais perguntas
    .

    ResponderExcluir
  3. "Puxem meu saco que eu te dou a vida no paraíso" - AHUAHUAHAUHUA!

    Pior do que o puxar o saco ainda acho que seja o "viver a eternidade dando Glórias a Ele", rs. Que destino cruel.

    ResponderExcluir
  4. bota cruel nisto, fico me imaginando criar um mundo com 6 bilhões de pessoas gritando "Salve aleluia Pedro você é o nosso salvador" rsrsrs é um pensamento ridiculo, mas 6 bilhões de pessoas o fazem a um ser imaginário.

    ResponderExcluir