sábado, 11 de julho de 2009

Um dos grupos mais odiados

Recente pesquisa da Fundação Perseu Abramo sobre a Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil Intolerância e respeito às diferenças sexuais, divulgou o grau de aversão ou intolerância a determinado grupos de pessoas. Cada pesquisado era indagado com a seguinte pergunta: “Vou falar de alguns grupos de pessoas e gostaria que você dissesse o que sente normalmente quando vê ou encontra desconhecidos do tipo deles”. Confira abaixo as respostas.



É incrível saber que estou incluído nesta lista e no topo dela ainda por cima, 17% da população tem ódio e repulsa por eu ter uma visão do mundo diferente, e 26% não quer nem me encontrar só perco para usuários de drogas . Penso que um dos maiores ensinamentos de Jesus era que devíamos a amar as pessoas, não importando como elas são eu não odeio os religiosos, sou aberto quanto ao meu ateísmo todos que me conhecem por algum tempo sabem que sou ateu e mesmo assim me tratam bem e por igual, como eu trato todos eles, não acredito que o amor pelos outros esta em uma entidade divina, pois estes 17% que me odeiam sem me conhecer, não tem o amor que Jesus prega, portanto é uma prova empírica que não basta só acreditar em deus, para mim nem precisa se acreditar em deus para ser uma pessoa boa e sensata, como provado mesmo acreditanto em deus estas pessoas geraram ódio mesmo que seja para com ateus é ódio e coisas horríveis podem ser feitas por pessoas que tem ódio no coração.

5 comentários:

  1. Hm... muito legal essa pesquisa. Não sabia que tinham feito algo do tipo, mas já imaginava que uma das primeiras aversões seria aos "descrentes".

    Bem, eu imaginava isso por causa da impressão que as pessoas me passavam quando se falava em crença. Se me sentasse ao lado de uma mulher e dissesse que sou lésbica ela se retrairia na hora, mas a energia de repulsa que as pessoas emanam quando falam de crenças é outra, muito mais forte.

    Deve ser porque a palavra preconceito acabou embutida numa espécie de mantra-pop. Ser preconceituoso é errado, tão errado que você deverá morrer (bom, essa a impressão que a careta dessas pessoas me passam). E, ligada à palavra preconceito está a noção de que "deve ser sobre opção sexual". Hoje elas me parecem ter medo da palavra preconceito (pelo menos os adolescentes parecem ter muito).

    Daí que tudo parece cair no credo. Repulsa a alguém descrente é permitido porque "não é preconceito". Será isso que pensam? Fico aqui imaginando...

    Não... não é uma afirmação (apesar de eu ter feito muitas, rs). Estou apenas tentando encaixar as peças, mas 'tá difícil.

    Pode não parecer, mas assim como elas também acredito num ser supremo. Só não achei ainda uma religião para mim. E pelo jeito vai demorar, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Realmente um dos assuntos mais difíceis de falar em uma mesa é sobre religião e depois sobre o próprio deus, por mais que os argumentos sejam validos por parte do descrente as emoções e os sentimentos de engano permeiam o ambiente ter uma conversa civilizada sobre este assunto é praticamente nula. E "matar deus" é uma das coisas mais difíceis da vida de um ser humano. E como 90% não querem nem discutir sobre a possibilidade da não existência não me admiro que seja exatamente este um dos grupos mais odiados.

    ResponderExcluir
  3. É, matar Deus é praticamente impossível, rs. Já tentei fazer algumas pessoas imaginarem isso e quase fui empalada. :-P

    ResponderExcluir
  4. Sou ateu, tenho amigos gays e usuários d drogas, não estou falando de álcool ou cigarro, pra mim está tudo bem, só torço pra não se matarem, mas o que mais me incomoda é a reação de algumas pessoas quando falo que sou ateu, pensam que ateus são imorais, não respeitam nada nem ninguém, não respeitam normas, regras, leis, não valorizam ética e moral - um absurdo, outra coisa é a ideia de que todos TEM, DEVEM acreditar em deus, onde está a liberdade, a democracia. P.S. não dá pra matar o que não existe.

    ResponderExcluir
  5. Fernando, realmente não tem como matar algo que não existe, mas a idéia existe, e matar esta idéia que é o dificil, por isto coloquei entre aspas.

    E realmente o que você cita como reações das pessoas é exatamente como me olham, mas sou extremamente discreto quanto a este assunto, só falo sobre se alguem me instigar muito rsrsrs.

    ResponderExcluir