sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O Livre Arbítrio

A principal desculpa dos crentes é que deus deu o livre arbítrio para a humanidade decidir entre o bem e o mal, bom para mim isto é ridículo e posso colocar aqui vários porquês.

Antes vamos analisar a seguinte situação, deus criou a humanidade toda bonitinha e certinha e deu a liberdade aos humanos escolherem entre o certo e o errado dando o livre arbítrio. Neste primeiro momento ele deu a opção do homem errar, pois logo em seguida lhe jogou num mundo inóspito sem o conhecimento dos princípios básicos do seu funcionamento, sem um sistema eficiente de alimentação e também sem maneiras de se proteger do frio e do calor e para piorar ainda capacitou mais uns do que os outros, uns vieram com atributos físicos e outros com maior inteligência mas fracos, ainda jogou todos pelados no mundo, sem saber da onde vieram para onde vão, ignorantes, sem saber nada sobre o lugar em que eles estão, deu vontades incríveis de se procriar e de comer, e de quebrar a opção de que fazer o que quiser sem eminente punição (livre-arbítrio). O que vai acontecer? É só olhar pela janela.

Mas vamos para os porquês de ser inútil associar deus e o livre arbítrio.

1-) Para que? Para que dar o livre arbítrio para a humanidade escolher entre o bom e o ruim, entre o bem e o mal? É totalmente inútil, porque já não dar a clarividência de sempre escolher o certo, o bom? Quantas mortes de inocentes teriam evitado? A evolução humana teria avançado a passos largos, poucas doenças, quase nenhum sofrimento, porque deus o nosso criador e protetor não nos deu a iluminação de escolher sempre a melhor opção? Mas ele nos deu a opção de às vezes escolher o errado, porque isto? Não sei, talvez seja para testar os humanos? Para que? Ele que nos criou sendo ele perfeitissimo não poderia criar algo que necessitasse de teste. Ou é para o próprio deleite ver que a maioria das pessoas escolhem sempre a opção errada que aquilo alem de ser ruim para a pessoa é ruim para um monte de outras pessoas. Isto nos leva a outra consideração.

2-) Ou deus é um ser de incrível cinismo ou ele não existe, o livre arbítrio faz parte de algo inerente de um sistema sem governo, porque se deus tivesse 1% da alardeada bondade e amor divino ele não daria para o homem um submarino nuclear, ou a chance de pilotar um avião direto para um edifício cheio de pessoas. Porque nós humanos seres imperfeitos cheios de problemas não damos para o nosso filho acido sulfúrico para ele tomar como suco? Ou damos? Bom a maioria não dá. Mas estamos falando do ser perfeito, o criador do universo, mas para ele parece ser supernormal autorizar em nome do livre arbítrio um jovem dar dois tiros na namorada.

3-) Então se o livre arbítrio vem partindo de alguém com inteligência superior primeiro é inútil pois poderíamos ser agraciados com um sistema de escolha mais inteligente condizente com a insígnia divina, e o livre arbítrio não é uma atribuição é algo que não tem outra via não tem outra situação, o homem é livre para escolher o que ele quer fazer porque a natureza não tem controle sobre a decisão do homem e mesmo que tivesse ela teria que avaliar todas as opções afim de definir o que é o certo e o errado num âmbito global, este tipo de controle ou governo não é observado em nenhum momento na natureza, o que quisermos fazer vamos fazer, o que nos define dos animais é que fazemos escolhas melhores isto porque somos munidos de um cérebro mais evoluído podendo avaliar as situações para não arriscar nossa vida a troco de nada.

4-) Sendo assim o livre arbítrio não é divino e como prova final pergunto para você “Deus perguntou para você se você queria nascer?” já que ele é o provedor do livre arbítrio eu poderia muito bem não querer vir para cá, primeiro não lembro disto, e segundo duvido que alguém escolha nascer na áfrica subsaariana onde vai viver até os cinco anos de idade e morrer de desnutrição.

Então não me venha com a historinha que deus deu o livre arbítrio para deixar os humanos se matarem. Isto é invenção teológica para livrar deus da sua responsabilidade, ou melhor livrar deus do seu evidente descaso com este mundo descaso este igual ao de seres inexistentes.

2 comentários:

  1. Oi Pedro! Vim parar no teu blog! Admiro pessoas que conseguem ser disciplinadas e se dedicarem a escrever com frequencia em um espaço, sem saberem quando ou por quem vão ser lidas,por isso resolvi ler alguns tópicos. Acabei vendo os que mais me interessam: concepções sobre religião! Em especial, li esse e o sobre teologia.. Na verdade, não resisti em fazer comentários arrogantes típicos de historiador!!!! Me desculpe... mas tuas críticas tem fundamento se pensarmos em um mundo maniqueísta, foram palavras tuas: lado bom e lado ruim!!! Mas acho que o livre arbítrio não iria por aí.. Na verdade não consigo imaginar o que isso seria por que não consigo visualizar quem ou como isso foi entregue para nós.. (em palavras teológicas). na verdade não consigo mais conceber o mundo sem ser uma variedade de versões contadas.. entre muitas delas, as concepções religiosas .. se der pra nomeá-las assim .. eu classificaria as lendas indígenas, as concepções inca e asteca ou mesmo as religiões monoteístas como visões e versões de mundo que consolidam questões políticas, sociológicas, geograficas e cotidianas em explicações de mundo. Enfim já tô me desviando do assunto (por isso, que falei no começo que admiro as pessoas que conseguem escrever!)
    mas minha opinião objetiva ( se é que isso existe) é que o livre arbítrio é a capacidade humana de escolher em qual das versões de mundo acreditar e seguir!!!! E até mesmo a decisão de acreditar ou procurar outras opções .. Afinal, a ciencia tmb é uma das alternativas, não???

    ResponderExcluir
  2. Olá obrigado pelo comentário é sempre salutar ouvir as opniniões das pessoas.
    Concordo em partes com seu comentário, o problema de escrever estes assuntos em um blog é que tenho que ser objetivo no máximo e ai às vezes algumas coisas que acabo escrevendo sai com sentido um pouco alterado, primeiro porque o meu português é sofrível e segundo que o assunto é complicado, realmente no começo defini que a escolha entre o bem e o mal seria basicamente o que define o livre arbítrio, olhei neste sentido, pois a maioria dos crentes culpa o livre arbítrio a existência do mal, livrando assim deus da criação do erro (mal), sei que isto é uma versão utilizada mais pelos crentes comuns, tem a outra idéia que o mal é a ausência do bem que portanto deus só criou o bem e o mal se caracterizou quando o homem "abdicou" do bem caindo em erro ou o mal (e volta a ser pelo livre arbítrio), mas no caso do post mesclei a idéia geral sobre o livre arbítrio e deus, com a visão do cristianismo em primeiro plano, focado na idéia de sempre ter que fazer uma escolha em relação a uma situação o que defini se é bom ou ruim é o próprio homem que muda sua idéia do bom e ruim em questões morais,e nos demais irreversivelmente dependente das leis naturais, mas o livre arbítrio é universal na questão da escolha e pode levar a uma melhora ou piora da sua situação presente a escolha, no decorrer do post tentei mostrar que o livre arbítrio não é uma criação mas uma condição inata dos seres vivos, todos são obrigados a fazer escolhas, é inclusive o que define a existência de muitos, escolhas mais sensatas tendem a aumentar a vida dos seres vivos, isto é o livre arbítrio seria nada mais nada menos que uma condição natural ao mundo, e ai implica todos os conceitos de condição natural do mundo, que é que não existe nenhum governo consciente a fim de alterar um situação pré estabelecida, por exemplo fazer uma roleta-russa com a arma carregada é 99% de chance de suicídio é uma escolha que a pessoa faz, sendo isto condição natural não pode ser criado ou dado, pois não tem outro jeito de ser assim, não criamos nossas máquinas para ter livre arbítrio, não tem porque programar meu computador para cometer equívocos e assim prejudicar a mim e outros?
    No final objetivamente falando é que o livre arbítrio é um nome a uma ação de escolher, como chutar é o nome da ação de usar a perna para empurrar algo, deus não deu o poder do "livre chute" rsrsrs simplesmente chutamos, como simplesmente escolhemos.
    Sobre a ciência ela não é uma alternativa, ela é muitos casos provados é a consideração exata do que acontece no mundo, coisas ainda não tem explicação, mas usar vôos de imaginação para explicá-las é para mim inútil, eu tenho uma visão natural do mundo o que acontece é o que acontece o que não acontece não acontece, um pé de laranja ainda dá laranjas, mesmo que eu escreva um tratado de 1000 folhas falando que pés de laranjas metafisicamente falando podem um dia por livre arbítrio dar cebolas, se um dia isto acontecer a ciência vai tentar entender o porquê não usar a evidencia como prova do livre arbítrio das laranjeiras. Enfim é difícil tirar o que esta na minha cabeça e colocar aqui, mas é basicamente isto.

    ResponderExcluir