segunda-feira, 24 de março de 2008

Os Motivos da Inquisição baseados nos Doutores da Igreja Católica

Vou fazer aqui um pequeno relato sobre algumas coisas que conforme o texto for rolando teremos um gran finale na Santa Inquisição. Tomei cuidado e não fui muito passional, não deixei o meu lado ateu falar mais alto e só me baseio em fatos e citações dos grandes Doutores da Igreja Católica, você notará que todos são santos ou sãos, comecemos com são Paulo, quando estavam reclamando da corrupção do governo o mesmo soltou:
Pois não temos que lutar conta a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas desse século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Isto é não devemos punir os homens maus, mas lutar contra os demônios que infestam suas mentes, desde o inicio, os demônios significavam muito mais do que uma simples metáfora poética para o mal no coração dos homens. Outro grande doutor da igreja católica (senão o maior) santo Agostinho ficava exasperado com os demônios. Ele cita o pensamento pagão prevalecente na sua época: “Os deuses ocupam as regiões mais elevadas, os homens as mais baixas, os demônios a região intermediária... Eles tem a imortalidade do corpo, mas as paixões da mente em comum com o homens”. No livro VIII de A Cidade de Deus, Agostinho assimila essa antiga tradição substitui os deuses por Deus, e converte os demônios em diabos – afirmando que eles são, sem exceção, malignos. São fonte de todo o mal espiritual e material. Ele os chama de “animais aéreos [...] muito ansiosos por infligir dano, totalmente oposto à retidão, inchados de orgulho, pálidos de inveja, sutis no engano.” Simples um grande doutor da igreja achava que o mal era fruto de animais aéreos, não sei mas não existe muita lógica ai! E ele é o GRANDE SANTO AGOSTINHO, o grande filosofo de deus, a me poupe, mas era bom santo Agostinho fazer isto, “demônio” significa “conhecimento” em grego e “conhecimento” significa “ciência” em latim, não é ótimo isto? Associar o conhecimento com uma criação literária (o demônio) e assim mostrar que conhecimento é uma coisa ruim? Não é a toa que a Idade Média é a Idade das Trevas, graças ao grande doutor Agostinho que dizia que os demônios, os “poderes do ar”, descem do céu e têm relações sexuais ilícitas com as mulheres. Agostinho acreditava que as bruxas eram o produto dessas uniões proibidas. Opa as palavras bruxas, demônios e sexo juntas? Acho que não vai dar boa coisa heim doutor Agostinho?
Em A vida de santo Antônio, de Atanásio (escrito em 360), os demônios são descritos movimentando-se à vontade em quartos trancados; 1400 anos mais tarde, em sua obra De daemonialitae, o erudito franciscano Ludovico Sinistrari nos assegura que os demônios passam através de paredes (opa tem um x-man que faz isto também heim). O teólogo Meric Casaubon argumentava em seu livro de 1668 com uma lógica esplendida que é ainda usada pelos teistas, “que as bruxas devem existir porque, afinal de contas, todo mundo acredita nelas. Qualquer coisa em que um grande número de pessoas acredita deve ser verdade” (dããããããããã viu o burro).
Citei alguns, mas a obsessão com os demônios começou a atingir um crescendo quando, e devo lembrar que a Igreja Católica tem alguns dogmas e um deles é a tal infalibilidade papal, isto é, o papa não era nunca, mas uma famosa bula Summis Desiderantes em 1484 foi lançada pelo papa Inocêncio VII que declarou:
Tem chegado a nossos ouvidos que membros de ambos os sexos, não evitam manter relações com anjos, íncubos* e súcubos* malignos, e que por meio de suas feitiçarias, palavras mágicas, amuletos e conjuros eles sufocam, extinguem e abortam os filhos das mulheres.
Além de gerar muitas outras calamidades. Com essa bula, Inocêncio dava inicio à acusação, tortura e execução sistemática de inumeráveis “bruxas” em toda a Europa. Elas eram culpadas do que Agostinho descrevera como “o ato criminoso de bulir com o mundo invisível”.
Henry Kramer e James Sprenger, são elogiados pelo papa Inocêncio e “foram nomeados, por Cartas Apostólicas, inquisidores dessas [de]pravações heréticas”, os dois munidos da bula e aprovação papal escreverão o livro que é considerado um dos mais terríveis da história humana o Malleus Maleficarum (Martelo das Feiticeiras), após o livro ser lançado, aqui muitos historiadores se perdem, Kramer e Sprenger tentaram a aprovação do mesmo na Faculdade de Teologia da Universidade de Colônia mas não conseguiram, o livro também entrou na lista de obras proibidas da Igreja, mas com a bula sendo impressa junto do livro ele foi o mais vendido só atrás da bíblia é claro, aqui vemos que existe um jogo estranho em que o papa mostra toda uma ignorância baseada em doutores como até são Tomas de Aquino, que nos diz em Sobre a Trindade, que “os demônios podem transferir o sêmem que coletaram e injeta-lo nos corpos de outros”. Outro doutor São Boaventura diz que “os sucubos se entregam aos machos aos machos e recebem o seu sêmem; com habilidade astuciosa, os demônios preservam a sua potência, e mais tarde, com a permissão de Deus, tornam-se íncubus e despejam o sêmem em repositórios femininos” Hããã? Mas tudo bem é assim que é toda a teologia, simples invenções, a Igreja não aprovou o livro, mas não era contra a caça as bruxa e justifica hoje todas as mortes feitas pelo braço secular da igreja (o estado), isto é uma forma horrível de dizer “matamos mas não foi por ordem de deus” eu mostrei aqui todos os doutores falando em bruxas e demônios, citei um papa falando sobre demônios, mas para a igreja ela não matou ninguém, ela somente deu o argumento e base sólida para ela mesma (só que representada como estado) matar milhões de pessoas, ela dá o poder de inquisidores para duas pessoas escreverem um livro que depois ela condena mas deixa vender livremente. Lógico não só ela, mas também os protestantes mataram muita gente, cabe lembra que Lutero afirmava ter contato regularmente com demônios. A histeria tomou conta da Europa por culpa da Igreja isto é inegável. O papa Karol Wojtyla pediu publicamente desculpas pelos erros da Igreja 800 anos depois de iniciada à inquisição, como confiar na infalibilidade papal? Quem estava errado e quem esta certo? Devemos confiar no que à igreja nos diz hoje e daqui a 800 anos (espero que não dure tanto tempo) o papa pedir desculpa sobre os erros de hoje? Eu tenho certeza que não.

*Sucubus e Incubus são de procedência oriental que retrata sobre dois demonios. Incubus o demonio que habita o corpo masculino e Sucubus o demonio que habita o corpo feminino. Após a pocessão,os mesmos, tiram a vida de suas vítimas pelo total esgotamento da energia vital dos possuidos, através do ato sexual.

Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sucubus_incubus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Malleus_Maleficarum
http://en.wikipedia.org/wiki/Historical_revision_of_the_Inquisition
http://en.wikipedia.org/wiki/Malleus_Maleficarum
http://www.summerlands.com/crossroads/remembrance/_remembrance/malleus_maleficarum.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogmas_da_Igreja_Cat%C3%B3lica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Infalibilidade_papal
e o livro O Mundo Assombrado pelos demônios - Carl Sagan

Um comentário:

  1. Nice post and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.

    ResponderExcluir