sexta-feira, 29 de abril de 2011

Passar Roupas

Você lava suas roupas, e depois deve passa-las porque convencionamos que deve ser feito desta maneira, usamos um aparelho (ferro de passar roupa) criado para deixar as roupas lisas, este equipamento em média consome 1200W/h imaginemos, que metade da população mundial se utilize deste aparelho, 3bilhões de pessoas (vou fazer as contas usando números a favor do aparelho) e que estas pessoas estão em famílias de média com 5 pessoas, temos então 600milhões de utilizações/mês, calculo por baixo que cada família utilize somente 1hora por mês este aparelho, teríamos um consumo mensal de 720bilhões de W/mês ou 720milhões de kW/mês. No Brasil o consumo médio de uma residência é de 150kW/mês, com estes valores conseguiríamos sustentar nada menos que quase 5 milhões de residências isto é quase a grande São Paulo inteira, isto é, conseguiríamos sustentar a grande São Paulo só usando roupas amassadas. 
Mas vamos então calcular, quanto à cidade de São Paulo sozinha iria economizar se largássemos esta convenção, de usar roupas sem nenhum amassado, temos 11milhões de pessoas e pelas mesmas contas descritas acima, teríamos uma economia de 2.64milhões de kW/mês, ou 17.600mil residências, ou uma cidade de quase 100mil habitantes. Na minha sincera opinião é um grande desperdício, quando levamos em conta que é só para mantermos nossas roupas desamassadas, e que isto representa uma convenção social de séculos atrás.
                Mas do papo para a prática como isto poderia ser feito? Uma nova moda, usar roupas amassadas seria a moda do século, como? Fica a critério dos estilistas, eles teriam que dar um jeito nisto, as lojas, os comercias, as novelas, alguém forte desta área teria que comprar esta ideia, vamos esperar para ver a economia é garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário