terça-feira, 19 de agosto de 2008

O tamanho do universo

Recentemente me deparei novamente com um problema de ordem e tamanho gigantescos, estava pensando que, por exemplo, um simples sinal de olá que porventura podíamos mandar a um suposto planeta habitado na estrela mais próxima demoraria nada mais nada menos que 4‚2 anos fazer uma viagem tripulada então nem pensar seriam 80mil longos anos isto utilizando uma aeronave muito mais veloz que as que hoje temos. Logo em seguida pensei que estaríamos confinados a este misero pedaço de rocha em um canto tranqüilo da via láctea, se não conseguimos viajar até a estrela mais próxima como então explorar toda a galáxia? Ou qualquer parte do universo?
As leis da física não permitem que algo "ande" mais rápido que a velocidade da luz, isto é estaríamos limitados a esta velocidade. Ao finalizar este raciocínio desencadeou em minha cabeça uma serie de indagações e no meio deste turbilhão veio a frase de Carl Sagan "se estamos sozinhos no universo seria um incrível desperdício de espaço" concordo com ele e digo que o problema não é somente este, do que adianta não estarmos sozinhos se fica impossível a interação? Em seguida me peguei pensando se a natureza seria capaz de tanta maldade e nos largar aqui no meio do nada cósmico, mas a natureza é indiferente não tem propósitos cabe ao homem manejar suas forças e assim diminuir os espaços forças de empuxo, arrasto, peso e sustentação fazem um avião subir e descer, estas forças existem no universo para fins distintos coube humano manejar elas, isto porque alguém quis que fosse assim? Não, simplesmente não existe outra maneira, a lógica é uma e constante, devemos desvendá-las e entende-las no caso especifico os cientistas estão as voltas de estranhas energias que podem existir no universo, a fim de tentar achar uma explicação para os acontecimentos físicos os cientistas chegaram a velocidade da luz estabelecida em 300mil km/s, mais estudos mostraram uma estranha energia aparecia em algumas situações uma energia chamada Energia Negativa.
Mas antes vamos entender quais seriam as outras possibilidades teóricas para viajem no espaço. Umas delas é a existência dos chamados wormhole, que consiste em criar atalhos espaço tempo, seria como se dobrássemos o universo igualando tempo e espaço em 0, isto é estaríamos de um ponto a outro no universo instantaneamente. Para a criação dos buracos de minhoca uma das teorias seria a utilização da energia negativa, o grande problema seria que para isto precisaríamos de uma grande quantidade de energia negativa e quanto maior o pulso de energia negativa, mais rápido ele é preenchido pela sua corresponde positiva e para conseguir passar uma pulga de um canto a outro do universo seria necessário toda a energia existente no universo para tal. Para resolver uma das soluções seria a criação de um motor de dobra que emitiria constantes raios de energia negativa criando uma bolha em volta de uma nave enquanto passaria pelo espaço tempo é a teoria do Warp Drive e esta bolha criada em volta do objeto é a bolha de Alcubierre (físico mexicano, que criou a teoria), mas o físico russo Krasnikov reavaliando as equações constatou que de dentro da bolha não se conseguiria controlar a bolha, e assim revisou e primeiro criou uma solução em um espaço bi-dimensional e em seguida dois físicos americanos que ampliaram para a solução para as 4 dimensões, apesar de viável dentro do papel, o único problema é grande quantidade de energia negativa necessária e hoje male-male conseguimos algumas manifestações da mesma em laboratórios nada que chegue perto de uma solução real.
Mas é fascinante acompanhar todos estes estudos e todos as implicações apesar de limiar o impossível, estamos só começando. E ver a humanidade se unindo de diversas nações em diversos níveis, a ciência é uma profunda fonte de inspiração quando feita de forma eficaz, ética e inovadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário