James Randi é um mágico conhecido como Amazing Randi (O Incrivel Randi) ele se dedica a muitos anos a desmascarar pessoas que dizem ter poderes paranormais, ele alega que estes paranormais executam truques e ilusões induzidas, lógico que junto disto esta a grande vontade de acreditar dos expectadores que ficam extasiados com as demonstrações dos mais diversos paranormais que existem hoje no mundo. Randi fez um desafio e ofereceu 1 milhão de dólares para quem conseguir passar por um teste em que ambos, Randi e paranormal estejam de acordo, ele faz isto a mais ou menos uns 40 anos, é obvio que nenhum passou no mais simples dos testes, em um mundo rodeado de curas espíritas, de cristais mágicos, astrólogos, maquinas que lêem o pensamento e pastores que curam de tudo, não apareceu nenhum, nenhum que conseguiu passar no mais do simples testes e passaram vários, milhares deles por seus testes, muitos sofisticados outros nem tanto, mas nenhum passou por uma simples analise cética. James Randi tem 76 anos e dedica uns bons 40 anos na luta contra estas crendices e por mais que ele prove que é um truque, a quantidade de paranormais parece coceira em bunda de macaco, não acaba e nem fica pouca, seria então uma luta de Randi em vão? Eu me pergunto também aqui com este meu blog seria como limpar carvão? O humano ainda não conseguiu retirar esta vontade primitiva de acreditar, de ter facilidades de simplificações de baratear situações, de escolher o caminho mais simples, nossos antepassados talvez tirassem grandes proveitos destas abordagens, mas o homem moderno não precisa mais delas ele tem a ciência, ela nos guia na escuridão e mostra a verdadeira luz. Por isto que continuo, por isto que Dawkins continua, por isto Sagan lutou contra pseudociências até a morte, por isto que milhares de céticos e pessoas sensatas espalhadas no mundo inteiro continuam contra estas mentiras e a enganações afim de um mundo mais humano e menos fantasioso, pois a fantasia que faz rir é um alento a fantasia levada como realidade só serve para jogar o verdadeiro intelecto humano em uma sub-condição de simples expectador e isto traz grandes consequencias as pessoas pois o mundo é real e segue leis e não subversões fantasiosas criadas por truques que só tem a finalidade de enganar nosso cérebro, este que ainda é facilmente enganado pois deseja a facilidade e a simplificação. Aqui mostro alguns vídeos de James Randi demonstrando os truques dos paranormais, note que como mágico muitas vezes ele não precisa contar o truque, mas ele deixa claro que o que esta fazendo é um truque nada mais que isto.
No final apresento uma ótima série produzida por Richard Dawkins, ele mostra como Charles Darwin desenvolveu a teoria da evolução pela seleção natural e como esta teoria é um fato que é solida e densa em provas e evidências. Na edição da veja desta semana temos um relato em defesa da evolução e aqui vou espremer um parágrafo que achei pertinente quanto alguns crentes tentam deturpar o que realmente a teoria da evolução representa como sempre os crentes usam da própria ignorância para coagir a ignorância dos seus seguidores vamos ao parágrafo.
"Desde o ano passado, o bordão entre os criacionistas americanos é "liberdade acadêmica". A ideia que tentam passar é que o darwinismo é apenas uma teoria, não um fato, e ainda por cima está cheio de lacunas e é carente de provas conclusivas. Sendo assim, não há por que Darwin merecer maior destaque que o criacionismo. O argumento é de evidente má-fé. Em seu significado comum, teoria é sinônimo de hipótese, de achismo. A teoria da evolução de Darwin usa o termo em sua conotação científica. Nesse caso, a teoria é uma síntese de um vasto campo de conhecimentos formado por hipóteses que foram testadas e comprovadas por leis e fatos científicos. Ou seja, uma linha de raciocínio confirmada por evidências e experimentos. Por isso, quando é ensinado numa aula de religião, o gênesis está em local apropriado. Colocado em qualquer outro contexto, só serve para confundir os estudantes sobre a natureza da ciência."
Ao saber que instituições brasileiras famosas como o Mackenzie estão ensinando o criacionismo em aulas de biologia só mostra que muitos depois de 150 anos ainda não entendem, ou não querem, que os homens não são um fruto especial, somos o 5º primata, derivamos de um ancestral comum junto com os chimpanzés, este é o fato doa a quem doer, é assim que a vida se originou a natureza não nos favorece como também nem considera a nossa existência. Ensinar o criacionismo em aula de ciências é um crime que deturpa a cabeça das crianças e põe em risco todo um futuro de pensamento ordenado e coordenado por fatos e não invenções.
Veja aqui são três capitulos aqui já tem a lista de reprodução na sequencia.
Os teólogos sempre tentam desmentir os ateus, falando que somos simplistas demais em nossas explicações sobre porque da improbabilidade da existência de um deus, pelo menos da improbabilidade da existência do deus que os teólogos montaram, mas a questão é que são simples mesmo, porque o mundo é simples e as coisas são simples, deus se o mesmo existir e se o mesmo criou isto tudo, criou sendo simples, e se os teólogos dizem que deus governa este mundo fica difícil não entender algumas coisas, como por exemplo, para que pára-raios em cima de uma cruz nas igrejas? Não tem como o criador do universo dar um jeito de pelo menos os raios não caírem na suas igrejas? Ou então melhor porque o papa tem que andar com um papa móvel todo blindado? Recordemos que o papa é o representante de deus na terra, será que nem ele deus consegue proteger? Porque o medo? Vamos entender a simples pergunta? Ou deus o criador do universo existe e protege o seu procurador oficial na terra! Ou deus não existe! Assim nosso amigo papa tem que realmente usar estas proteções. Os teólogos vão argumentar da existência do mal, livre arbítrio, etc etc e todas estas baboseiras para justificar porque deus não faz o obvio.
Aqui algumas imagens que ilustram um pouco isto tudo: