








Falo de Política, Religião, Ciência, Engenharia e demais assuntos co-relacionados. Com o meu velho e péssimo Português, aguentem.
A cerca de 14 bilhões de anos atrás um ponto menor que a cabeça de um alfinete continha toda a matéria do universo esta singularidade inicial explodiu formando a trindade conhecida como tempo-espaço-matéria, chamado de Big-Bang e após alguns segundos a nucleossíntese começou a forjar os primeiros átomos como o hidrogênio e alguma coisa de hélio, começa então a formação de grandes aglomerados de matéria formando as primeiras estrelas que por fusão nuclear utilizando o hidrogênio criavam o hélio e a cada hélio criado um fóton era expelido começando assim iluminar o universo, estrelas com 10 vezes do tamanho do nosso Sol e com a sua enorme força gravitacional forjam os átomos mais pesados e ao explodir em uma Supernova distribuíram este material em todo o universo, novamente estes materiais vão se juntar e formar novas estrelas utilizando os átomos mais leves e os átomos mais pesados vão aglutinar em volta do novo sol formando os planetas, em seguida a Terra por estar a uma distância razoável do sol acumulou água em estado liquido junto com a alta incidência de raios solares e descargas elétricas continuas (relâmpagos) as primeiras moléculas começaram a se juntar a partir dos átomos da sopa primordial conforme demonstrado aqui neste post, evoluímos a partir de mutações aleatorias nos nossos genes e sabemos que umas das coisas que causaram estas mutações é a radiação cósmica proveniente de nosso sol e também de outras supernovas, somos constantemente bombardeados por diversas partículas vindas do universo, elas passam por nosso corpo de forma constante e direta, e alem de ajudar na mutação que em 4 bilhões de anos resultou na biodiversidade existente hoje, inclusive eu e você, as plantas evoluíram de forma a sintetizar o calor do sol em energia e é hoje a nossa principal fonte de alimentos, tanto diretamente quanto indiretamente a partir da alimentação de outros animais que usam as plantas como alimento. Utilizamos o sol também como fonte de luz, energia e calor. Somos feitos com os átomos forjados em uma estrela que já esta morta, que também proveu a nossa estrela o Sol, este que nos fornece calor e alimentos, todos somos partes dos cosmos, feitos de material estelar.
Esta é a forma resumida da nossa história, e no final das contas os antigos adorando o sol não estavam tão errados, lógico que o sol não tem vontades e também que os antigos não sabiam como realmente o sol nos acabou “criando”, mas estão mais coretos em adorar o sol que qualquer outra religião em qualquer escala, pois o sol, sabemos que realmente existe ele aparece todo dia, realmente é provado que é útil, ele nos ajuda a viver, na verdade ele é essencial para a vida, sabemos que somos compostos de átomos formados nas estrelas, nossa evolução sofreu influencia do sol, mesmo que de forma inconsciente o sol ajudou a evolução a nos trazer até aqui, somos sem duvida alguma filhos do sol, somos feitos de estrelas. Salve o nosso grande pai o SOL.
Este ótimo vídeo retirado da também ótima série do Carl Sagan “Cosmos” retrata de forma bem rápida e inteligente a evolução do gênero hominídeo, acho sempre pertinente enfatizar que alem de simples a solução encontrada por Darwin e Wallace é elegante um dos grandes motivos de eu gostar de ciências é a elegância de como são explicados até as mais difíceis manifestações naturais, alem de serem incrivelmente abertas e claras, não existe “porque deus quis” ou “porque sempre foi assim” ou “esta é a vontade de deus” ou “porque deus nos deu o livre-arbítrio” este ocultismo fica a cargo dos preguiçosos enquanto eu prefiro o árduo caminho da explicação racional, pois somente nele me sinto seguro e não com a sensação de estar pisando em areia movediça onde quando mais os crentes se debatem tentando explicar mais eles vão se afundando.
Enquanto isto em uma igreja qualquer de um lugar qualquer deste mundo perdido nos confins da via láctea, deus o criador do universo precisa que você pague um boleto no banco para assim um homem auto denominado interlocutor dos homens com deus, necessita disto pago para assim o todo-poderoso saber o que você precisa e contando com a bondade divina e o pagamento em dia do boleto você terá o que você pediu. Seria mais útil uma única pessoa escrever a única frase “Por favor, de vida digna e descente para todos os moradores deste planeta”, ai paga lá o boleto pronto porque o criador do universo negaria tão simples pedido? Criar todo um universo com certeza é muito mais difícil, mas eu esqueci deus não pode ajudar ele criou o livre-arbítrio, então porque vamos pagar o boleto, se tudo depende exatamente do que nos queremos que seja feito? Existe um erro ai, ou deus ajuda ou não nos dá livre-arbítrio (e ai posso citar bilhões de ingerências divinas) ou ele da o livre-arbítrio e não nos ajuda (então para de pagar o boleto :-) )
PS. Antes de tudo não eximo em nada a igreja católica que também tem dizimo e outras práticas de arrecadação, afinal o que mantém o cajado de ouro do sumo pontífice?
Hoje vi uma matéria sobre a religiosidade dos jovens em 20 países e decidi juntar mais alguns dados e assim formatar alguns gráficos que irei comentar logo em seguida.
Mas uma coisa interessante é que no Brasil somente 1/3 dos jovens se declaram profundamente religiosos, isto mostra que de certa forma as amaras estão sendo desfeitas. Se considerarmos que para ser profundamente religioso na pesquisa basta você ir a templos regularmente, seguir os preceitos básicos e os mandamentos da religião e que para a religião se você não os seguir você irá sofrer no inferno e que somente via estes preceitos você esta em contato com deus, então temos 2/3 de pessoas que já entendem que tem alguma coisa errada nestas religiões, porque se arriscar a ir para um lugar como o inferno ou acabar com o canal de “conversa” com o criador do universo onipotente, onisciente e onipresente é algo que sucinta muita convicção. Estamos caminhando para um futuro melhor, quando entendermos que realmente a única coisa que temos somos as pessoas que estão aqui neste mundo.
Aqui temos o gráfico relacionando os paises a partir dos mais descrentes até os mais crentes, podemos reparar as barras verdes, em linhas gerais quanto mais crente menor o IHD, que é o índice de desenvolvimento humano, a linha amarela mostra também a renda per capita o PIB, novamente temos isto acontecendo quanto mais religioso ou menos descrente menor o PIB. O que podemos concluir? Ou deus não se importa com o desenvolvimento humano ou ele não existe e estas pessoas têm que entender que devem mudar alguma coisa para poderem melhorar a suas condições.
Aqui como no gráfico anterior temos outro agora relacionado à expectativa de vida ao nascer. Novamente temos nos países menos descrentes uma tendência diferente dos países mais descrentes, aqui no caso de uma talvez existência de deus as pessoas vivem menos se acreditam nele e vivem mais se não acreditam nele, será que ele quer logo os seus fiéis para junto dele?
Neste ultimo gráfico temos uma boa explicação para os dois outros gráficos a linha amarela mostra o índice geral de matriculas veja que quanto mais crente menor os alunos e quanto mais alunos menos crente, ora logo se tivermos simplesmente pessoas mais instruídas e aqui não estou falando em qualidade de instrução e mesmo assim já os coloca entre os países com o maior PIB, maior longevidade e de quebra menor religiosidade. Imaginem quando tivermos qualidade no ensino e isto em 100% dos jovens acho que teremos boas surpresas, mas o melhor teremos mais qualidade de vida e assim transformar a Terra no paraíso.
Fontes
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u425526.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u425463.shtml
http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano
O meu irmão (Eduardo Soethe) fez esta charge acima que é muito interessante de cara mostra dois “deuses” manipulando os homens, um contra o outro usando os peões humanos como simples divertimento em uma guerra para ver quem tem os melhores humanos, somos como simples peças em um grande xadrez divino? Na minha opinião lógico que não, primeiro não existe evidencias, segundo partilho da opinião que quanto mais evoluído mais democrático e menos selvagem, vejamos o próprio homem como exemplo ao se comparar a um réptil como o jacaré. A charge também pode nos mostrar que não são os humanos em si que estão sendo manipulados, mas o que eles querem politicamente e usam o nome de deus como símbolo assim invertemos a situação, agora os homens manipulam o divino, é uma posição um pouco mais realista temos aqui um perfeito continuo entre o que os lideres religioso pensam com o que deus pensa. Por exemplo, vejamos um caso brasileiro que é a pesquisa com células tronco, os bispos católicos diziam que estavam defendendo a vida, e que não podia se “matar” o óvulo fecundado, certo, mas estes óvulos fecundados seriam jogados fora pois eram sub-produto de fertilização em vitro, daí uns bispos falavam que devia ser proibida a fertilização em vitro, opa calma lá como assim? Deus o todo poderoso não uniu o casal em sagrado matrimonio? Como então o casal que se tornou "um" perante deus não pode ter filhos se os mesmo desejam e a ciência permite? Deus errou em unir as duas pessoas? Outra vertente (adoro as vertentes das religiões, uma destroi a outra) diz que eles não deveriam se casar que o padre não poderia casar estas duas pessoas, opa como assim agora o padre é o juiz? As duas pessoas se amam acreditam em deus e querem casar na religião delas só porque um dos dois é estéril por causa de problemas que o criador dos humanos não conseguiu resolver ele não pode casar? Vejam que tudo é atrelado um item divino, deus uma hora quer outra não quer, uma hora pode outra não pode, uma hora é de um jeito e outra é de outra, quando não é as duas coisas ao mesmo tempo. Como dizia Roger Waters em uma de suas canções What God wants? (O que deus quer?), é só perguntar para o papa, os bispos, padres, pastores, monges, dalai-lamas, mães de santo, espiritas, mulá e toda espécies de criadores e manipuladores do imaginário popular.