terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ótima palestra do Professor Hawking

Acesse o link para conferir

http://www.ted.com/talks/lang/por_pt/stephen_hawking_asks_big_questions_about_the_universe.html

Ou veja aqui mesmo

Sorte ou Azar?

Existem cerca 40 sextilhões de planetas no nosso universo, e esta é uma conta por baixo, com números aproximados, alguns cientistas afirmam que este numero é 1000 vezes maior e o mais pessimistas estimam que seja entre 4 sextilhões a 400 sextilhões. Por enquanto só sabemos que existe vida em somente um destes planetas, que é a o nosso.


Os crentes falam da incrível sorte de estar tudo no seu lugar certo e que esta perfeição só pode ser obra de um ser maior, mais inteligente, que seria impossível dar tudo tão certo somente ao acaso e pelo caos. Mas vamos refletir, imagine um grande e imenso campo aberto, você olha para um lado e não vê o fim, olha para o outro e também não vê onde acaba, neste campo não existe nenhuma arvore sequer, mas tem água, tem sol, chove regularmente, mas nenhuma arvore, você decide mudar esta paisagem e criar um grande floresta, ótimo, você compra 40 sextilhões de sementes das mais diversas espécies e as distribui em todo este vasto campo, você irá cuidar correto? É a sua criação, não pode deixar largada a esmo, mesmo com todas as condições favoráveis não seria prudente. O tempo vai passando, e nada de nascer, o tempo passa, passa, e nenhuma única arvore nasce, você cuidando, regando, jogando adubo e nada, até que depois de muito, muito tempo nasce uma muda, feinha, toda manchada, e vai crescendo lentamente, com dificuldade, por mais que você cuide, ela ainda cresce feia, não é frutífera, não tem flores, parece mais um arbusto que uma arvore e fica ali lentamente crescendo, das 40 sextilhões de possibilidades de florescer um arvore, nasce só uma e ainda feia e sem graça, você realmente não fez um bom trabalho. Você morre e depois de um tempo chega alguém e vê aquele imenso campo só com aquele arvore feia e sem graça, sabe das 40 sextilhões de sementes e pensa "Isto não é obra de um ser inteligente". Se deixasse o acaso com certeza mais de uma arvore nasceria, você deve ter adubado demais, jogado em terras ruins, revirou muito a terra, plantou muito fundo, uma série de coisas que se você só tivesse jogado não teria matado tantas arvores.


Este fábula diz o seguinte, se deus realmente criou o universo e jogou 40 sextilhões de planetas no universo inteiro só para este aqui dar vida (a arvore feia) mesmo segundo os crentes sendo deus o mantenedor da vida, ele realmente não fez um trabalho muito bom, isto não é algo que uma pessoa inteligente faz, o caos consegue fazer melhor que acertar 1 em 40 sextilhões, para acertar 1 em 40 sextilhões você tem que fazer muita coisa errada, isto é, a chance de ter planetas como o nosso no restante do universo só considerando o caos é de 40 bilhões de planetas com condições idênticas a da Terra, isto não considerando um ser inteligente organizando isto tudo, se tivermos um ser inteligente no mesmo nível que um agrônomo estaria para o nosso campo de arvores, certamente o numero de planetas habitáveis é perto dos 40 sextilhões, mas tudo indica que não, que não existe tal ordem, então com tantas possibilidades é lógico que alguns destes planetas possam cair na distância certa, com tamanho certo, etc. etc. E acertar tão poucos em tantas chances não é sorte, isto é um puta azar.