segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Frases sobre Deus - Parte 01

Eu nunca entendi a frase “Deus não escolhe os capacitados. Deus capacita os escolhidos”, bom eu sou engenheiro civil, sou perante a sociedade e as leis brasileiras, capacitado a exercer esta profissão, tenho uma pós-graduação e estou terminando a segunda, não acredito em deus desde antes de entrar na faculdade, logo, se deus existir e o mesmo me escolheu para ser capacitado, não foi devido a eu frequentar uma igreja, rezar, louva-lo, ter alguma religião, e isto não se aplica só a minha pessoa, 98% dos membros da Academia de Ciências dos Estados Unidos são ateus, ou não professam nenhum tipo de religião, e são pessoas de altíssima capacitação, inclusive com vários prêmios Nobel. Então temos algumas perguntas. Deus realmente se importa com a religião dos que ele escolhe para capacitar? Esta frase é tem algum sentido prático? Deus não existe e simplesmente cabe a cada um lutar e estudar para se capacitar? Eu vou na ultima.

17 comentários:

  1. Só mesmo um ateu para ter uma 'diarréia' intelectual assim. O fato de nunca ter entendido essa frase não se deve ao fato de ser "capacitado" (para uma ciência humana), em contrapartida ao fato de nunca ter seguido um deus ou uma religião.
    Tenho certeza que só pode estar de zoação. Aqui, a capacitação nada tem a ver com o conhecimento que se adquire nos livros, mas a um conhecimento que só pode ser compreendido por meio da fé. E sim, há sim esse tipo de conhecimento. Mas você não estaria "capacitado" para entender o que é.
    Mas quem sou eu para te ensinar alguma coisa, não é mesmo? Minhas idéias vêm de uma fonte irreal para você. Talvez, quem sabe, você dê mais crédito quando a dica vem de alguém um pouco mais CAPACITADO: Sir Isaac Newton, o pai da ciência moderna.

    "Newton morreu afirmando que o movimento e as órbitas dos planetas eram definidos por Deus, assim como a composição da matéria. 'Se os homens, animais etc. tivessem sido criados por ajuntamentos fortuitos de átomos, haveria neles muitas partes inúteis, aqui uma protuberância de carne, ali um membro a mais. Alguns animais poderiam ter um olho só, outros, mais dois', escreveu". (Super Interessante)

    Pensando assim, talvez fosse até melhor que, em alguns casos, determinadas pessoas fossem tão simplesmente um ajuntamento fortuito de átomos, bem como eles mesmo se definem.

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá.

    1-Tive formação religiosa até os 19 anos.
    2-Não estou de zoação. Nunca vi este tipo de conhecimento ao que o senhor se refere, me de exemplos práticos, já que, conheço pessoas como o Betinho de Souza ,que era ateu, e uma pessoa altamente altruísta, e posso citar vários, poetas, artistas, esportistas, voluntários, ambientalistas que são altamente capacitados e não são religiosos, me diga especificadamente que tipo de pessoa e no que deus capacita estas pessoas? E porque ignora todo o resto? Se são pessoas boas e só porque não se dão ao trabalho de ficar louvando ou orando para ele?

    Citar esta frase de Isaac Newton é tão batida quanto citar a frase de Pasteur, Newton é anterior a Darwin, entender o vida mecanicamente sem Darwin era impossível, Newton se conhecesse posteriormente o trabalho de Darwin, iria dizer "Estava errado, Darwin agora esta correto".

    Não existe ajuntamentos infortúnios na natureza tudo é um processo.

    Favor se inteirar mais em bilogia e me dar uma explicação melhor da sua interpretação da frase.

    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  3. E para te rebater com outro grande cientista este já pós-Darwin.
    "A palavra Deus é para mim nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana", escreveu Einstein, para quem a Bíblia seria "uma coleção de lendas honoráveis, ainda que primitivas".

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u402056.shtml

    ResponderExcluir
  4. Essa possível citação de Einstein foi encontrado em uma carta de 2008. Não existe comprovação de que seja mesmo uma citação dele. E mesmo assim, é uma citação de 1954, um ano antes de sua morte.
    Engraçado é o fato de que em outras centenas de citações Einstein afirmava acreditar em Deus.

    "Tenho pouco contato com as pessoas. Não sou muito sociável. Quero minha paz. O que desejo saber realmente é como Deus criou este Universo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Interessa-me vitalmente conhecer os pensamentos de Deus; o resto são destalhes."
    Albert Einstein

    "Deus é a lei e o legislador do Universo”.
    Albert Einstein

    "Ninguém pode negar o fato de que Jesus existiu, nem que seus ensinamentos sejam belos. Ainda que alguns deles tenham sido proferidos antes, ninguém os expressou tão divinamente”.
    Albert Einstein

    "A profunda certeza de um Poder Superior, revelado no Universo e difícil de ser compreendido, forma a minha idéia de: Deus."
    Albert Einstein


    Bom, essas são algumas frases de autoria confirmada dele. Agora, se ele se contradiz no final da vida vai entender, não é mesmo. Muitos não se conformam em procurar e não encontrar Deus nos confins do universo.
    Deus foi inteligente demais na hora de criar o universo. Muitos o procuram em lugares distantes, enquanto sua morada está tão próxima de cada um.

    ResponderExcluir
  5. Quanto a sua primeira colocação, a bondade nada tem a ver com a fé.
    Outra coisa, a Bíblia está repleta de situações em que uma pessoa má é mais bem vista por Deus que uma pessoa que comete boas ações.
    A diferença entre as pessoas está na forma como encaram suas atitudes. Como o caso dos dois ladrões crucificados com Jesus. Cometeram o mesmo pecado, mas a forma como um encarou este pecado fez toda a diferença.

    Esse exemplo é apenas para te mostrar que a Bíblia não é um livro de opressão, mas de noção do poder que a bondade e o arrependimento exercem na vida de cada um.

    Bondade, meu caro, qualquer um pode ter. Até mesmo o mais vil dos assassinos e bandidos tem amor por suas famílias ou pessoas próximas. Bondade não é capacitação, é esforço de cada um.

    Agora, quer um exemplo de capacitação divina?
    Veja a história do Padre Pio de Pietrelcina. Mas veja inteira, não pare pela metade.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Padre_Pio

    Vá mais afundo nessa história, que maravilhou cientistas e médicos pelo mundo afora.

    ResponderExcluir
  6. Só um adendo:

    Me divirto horrores com a maneira utilizada pelos ateus para desmistificar Deus. Vocês são hilários!
    Na verdade eu até fico me perguntando porque os ateus perdem tanto tempo com uma coisa em que eles nem ao menos acreditam existir.
    No mínimo é muita falta do que fazer.. Eh, porque os crentes (sentido amplo) não estão nem aí para o que vocês acham.. Nem ao menos perdem tempo para fazer críticas aos seus pensamentos.

    Veja só. Uma dia, um grupo ateu queria promover o Dia do Orgulho Ateu. kkkkk
    Dia do orgulho ateu?... O fato de acharem essa coisa de Deus uma besteira deveria mais que o suficiente para apenas ignorar uma manifestação de fé. Afinal não é assim que fazemos com o lobisomem, o vampiro, a mula sem cabeça etc. Esses sim temos a certeza que não existem e por isso mesmo não ficamos tecendo milhares de pensamentos para provar.
    Ou vc tem, aí dentro em algum lugar, a dúvida da existência (ou não) de Deus?

    hehehehe. Fui! mas volto.

    ResponderExcluir
  7. Fleury.
    Sobre o seu primeiro post.

    Einstein e qualquer outro ser no mundo pode se arrepender e repensar suas posições, e esta carta é 100% autenticada que foi sim de Albert Einstein já que existem outras cartas dele, inclusive para o mesmo remetente. Ao que tudo indica Einstein ao longo de sua vida se convergiu para o ateísmo, e muitas de suas frases não foram ditas por ele, inclusive ele mesmo disse algo sobre isto "Jamais imputei à natureza um propósito ou um objetivo, nem nada que possa ser entendido como antropomórfico. O que vejo na natureza é uma estrutura magnífica que só compreendemos de modo muito imperfeito, e que não tem como não encher uma pessoa racional de um sentimento de humildade. É um sentimento genuinamente religioso, que não tem nada a ver com misticismo. A idéia de um Deus pessoal me é bastante estranha, e me parece até ingênua." Isto foi dito anos antes da carta que mencionei, portanto já é bastante claro para os historiadores que Einstein morreu ateu. Como o Stephen Hawking que sempre foi muito moderado ao comentar sobre deus até com frases do tipo "Quero entender o que deus pensava", mas recentemente se livrou das garras do culturalismo e fala abertamente que Deus não é útil para explicar o mundo e o universo. Se pegarem uma parte de minha vida, certamente disse que deus existia, mas hoje e até a hora de minha morte sou ateu.

    ResponderExcluir
  8. Sobre o segundo comentário.

    Gostaria de retomar a discussão acho que o senhor a carregou para outro lado, em que com certeza não considero a bíblia como o senhor a mostra, a partes horríveis e conselhos bem estúpidos, e falta de conselhos importantes para um deus onipresente, onipotente, e onisciente. Eu quero saber para o que serve ser capacitado na fé, já que para mim isto me parece um tanto inútil, já que existem pessoas ateias em todos os seguimentos de atuação humana.


    E lá vem o Padre Pio novamente, conheço muito bem a história deste farsante, aqui vai mais alguns dados para você, http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/1052/estigmas-como-fazer

    E estranho que isto não ocorre mais né.

    Mas vamos pensar um pouco?

    Porque deus quer que uma pessoa sangre? Qual a utilidade disto? Provar que ele existe? Que maneira mais torpe. Provar que ele sofreu na cruz. Que coisa mais imbecil, tem 1 trilhão de maneiras mais simples. Temos que ter uma fé cega para adentrar o céu? Porque nos colocou em um mundo cientificamente explicável? Só para confundir a cabeça das suas criaturas? Ele é um sádico?

    ResponderExcluir
  9. Fleury

    A minha vida se permeia na duvida, é pela duvida que construo a minha vida, nuca terei certezas.

    Se você acha hilário ótimo adoro ser palhaço e fazer as pessoas ficarem contentes.

    Escrevo porque é o que eu penso, gosto de escrever sobre isto (apesar do péssimo português) é um exercício uma estimulante, em vez de simplesmente acreditar, ser posto a prova, ser desafiado, é isto que e a minha alegria, pegar uma frase como esta e construir uma linha de raciocínio, e vou continuar a fazer, isto aqui não é leitura obrigatória vem quem quer.

    E como eu disse eu não acredito em deus, como não acredito em nada. Eu só sei, sei que pés de laranjas dão laranjas, sei a composição do hidrogênio e assim vai, sobre deus, ainda não vi nenhum evidência de sua existência, e tento pegar tudo e por a prova da ciência, porque é dela que o mundo é feito e se deus criou o mundo logo ele criou a ciência, é uma referência cíclica, um existe pelo outro, e não um é ignorado pelo outro.

    ResponderExcluir
  10. O cara – que dizia ter estigmas, entre outras coisas – já havia sido exposto como fraude décadas antes de ser canonizado, e ninguém menos que o papa João XXIII chegou a declará-lo “uma enorme enganação”. Mas, e daí? É o dinheiro que conta, afinal.

    Ou, em termos do duplipensar católico, não há nada de mau em uma fraudezinha se ela estimula a fé e as boas obras. Fins justificam os meios, etc. Cesare Borgia, o príncipe-modelo de Maquiavel, é sempre bom lembrar, era filho de um papa.

    Ah, sim:
    antes que alguém ache que o cadáver do padre está “incorrupto”, o que algumas pessoas vêem como sinal de santidade (e não, curiosamente, de boas técnicas de embalsamamento), o rosto do corpo está coberto por uma máscara de silicone. Mas aposto que não há nenhum cartaz na igreja dizendo isso…

    ResponderExcluir
  11. Hahahaha...um site hilariante...hahahahahaha

    Não vou nem questionar algumas coisas que acabou de escrever por um único motivo: não vai dar em nada. Como qualquer ateu, vai morrer questionando algumas coisas que pra mim já são certeza. Duvido que realmente já sabia da história do Padre Pio. Tenho a convicção que deve ter ido ao Google e digitado: "padre pio farsante enganação charlatão etc"... Daí deve ter surgido uma centena de sites ateus que buscam incansavelmente provar contrariamente algo que já foi comprovado por outros cientistas. Fato igual ao sudário, que muitos dizem ser da idade média, pelo teste do carbono 14.
    Mas cientistas da Nasa já provaram que os dois incêndios, pelos quais passou o Sudário, mudaram a composição do tecido e alteraram a datação pelo teste... nem precisa vir com suas teorias mirabolantes. Aliás os mesmos cientistas disseram, por um teste de escaneamento, que a imagem do sudário é tridimensional, mas que porém só está em um lado do tecido. Disseram que somente um gênio genialmente genial poderia fazer aquilo... E completaram: nem mesmo Da Vinci estaria apto para tal façanha..(mas essa é uma outra história)

    Quanto à frases de Einstein, dá vontade de rir. É, inventei tudo! Não são dele mesmo. E a carta já foi provada que é dele, não é mesmo? pois então!!!
    Filho, vai ler um pouco mais. Leia fontes confiáveis, não esses sites conspiratórios..

    Quanto aos métodos de se criar um estigma, concordo com vc. Podem ser feitos com a utilização de ácido. Contudo, vários médicos COMPROVARAM que, durante as celebrações das missas, o Padre sangrava muito. Sangrava tanto que a quantidade de sangue seria mais que o suficiente para levar uma pessoa normal ao coma.
    Não sou eu quem está dizendo isso, ok!?
    Foram os médicos e outros estudiosos que disseram, ok!? Como disse, leia a história TODA, TODA, e não apenas aquela postada por sites ateus. Quem duvida tem que ouvir os dois lados da história, porque senão a sua própria versão da história será tendenciosa. Ah, e quem foi que disse que não acontecem mais? Ah claro. Os sites tendenciosos que lê.

    (continua)

    ResponderExcluir
  12. ...
    E pra melhorar:
    "Porque deus quer que uma pessoa sangre? Qual a utilidade disto? Provar que ele existe? Que maneira mais torpe. Provar que ele sofreu na cruz. Que coisa mais imbecil, tem 1 trilhão de maneiras mais simples. Temos que ter uma fé cega para adentrar o céu? Porque nos colocou em um mundo cientificamente explicável? Só para confundir a cabeça das suas criaturas? Ele é um sádico? "

    hauhauhauhauhauhauhauhau...hauhauhauhau
    Muuuiittooo booommmm! Perguntas que chegam a ser mais infantis que aquelas que escutei de pessoas sem nenhuma instrução. Mas como disse, não vou perder meu tempo com vc. Já faço isso com esses textos gigantes que escrevo aqui.

    Agora, uma crítica. O mais interessante é uma das características dos ateus: egocentrismo. O nome do seu site...hahahahahahahahaha
    UMA VELA NO ESCURO...peraí...deixa eu respirar...hahahahahahahahahaha
    Não aceitam uma figura de Deus porque gostariam de ser o próprio Deus. Gostariam de ser adorados por suas "descobertas" e "teorias" como se fossem superiores ao restante da humanidade... Santa ingenuidade, batman!!!!

    Só para que você entenda: a minha religião, ou melhor, a minha fé nunca negou a ciência. Pelo contrário, é parte integrante. Também sou um defensor dos estudos (tenho dois cursos superiores e algumas pós) e descobertas que confrontam o fanatismo, que inclusive é algo condenável tanto pela religião quanto pela sociedade.
    E não precisa me chamar de senhor. Não tenho aptidões para tal. Apesar de ter 33 anos, idade mais que suficiente para ALGUÉM salvar a humanidade, não tenho a menor pretensão de fazê-lo.

    Por isso digo que o Senhor está no céu e eu aqui, na minha imensa alegria de conhecer Deus sem medo, sem opressões. Ao contrário dessa idéia simplista que fazem os fanáticos e os ateus acerca da fé achada na Bíblia.

    Agora é sério. Sério mesmo!!
    Não tenho nada contra você. Não tenho mesmo. Inclusive pelo fato de parecer um cara grande amigo meu, parece existir um sentimento de respeito por você.

    Forte abraço e pode ter a certeza que sempre estarei aqui para perturbá-lo.

    ResponderExcluir
  13. Fleury, novamente o senhor não se ateve ao principal do post, falar de falsificações provadas como a do Padre Pio e o Santo Sudário, não estou aqui para discutir embustes, o post é sobre a frase sem sentido que você não quis explicar, porque não consegue. E depois vem com Padre Pio e perguntei novamente, porque o criador do universo quer que uma pessoa sangre? Você não quis explicar. Porque isto não acontece hoje que temos milhares de câmeras em celulares? Também não vai explicar. O santo sudário é um embuste mais que provado, não vou ficar aqui me explicando outro já o fizeram, o teste do carbono 14 serve para tudo menos para as relíquias sagradas né? E não me venha com historinhas de incêndio que o teste não é influenciado por isto, esta foi a invenção católica para justificar a farsa.

    De resto você vem aqui para fazer chacota, bom eu não estou rindo de você respondo suas indagações mas você só se esquiva com alegações estapafúrdias e sem sentido, ok, então só volto a responder algo quando você me responder algo, pois assim vira interrogatório e não uma conversa, eu quero conversa e não interrogatório, e de preferencia sobre o post.

    ResponderExcluir
  14. Ei, este blog aqui é seu, não meu. Entrei aqui para te contestar e quem tem que provar algo é vc, não eu. Vai estudar um pouco mais sobre as coisas cristãs para depois julgá-las. É o mínimo que se espera de alguém RACIONAL.

    O problema é que vc se baseia em uma teoria muito generalista. "Oh, quem segue um Deus ou uma religião é fanático etc etc etc"... Para quem diz explicar tudo pela razão, esta com certeza é o que está te faltando.
    Pra mim, o ateu é muito mais parecido com um fanático que o religioso comedido.
    Da mesma forma que se morre por ficar sem beber água, morre-se por beber 10 litros de água (FATO!!!).

    Para Aristóteles a virtude consiste em “escolher o justo meio”. Para ele esta capacidade se adquire e se desenvolve pelo exercício. O “justo meio”, significa não deixar-se levar nem pelos excesso (vicio), nem pela falta (escassez). É a mediação. Daí uma afirmação de que a sabedoria não esta nem e mais, nem em menos, mas na nossa capacidade de, nas nossas ações, agir com moderação e ponderação. Por exemplo, a coragem é a virtude média entre a temeridade (agir sem medir qualquer conseqüência) e a covardia (não agir por extremo medo das conseqüências).

    E mais uma vez vc está enganado quando pensa que não estamos falando do post. Falar sobre capacitação não precisa estar claro como uma explicação de dicionário. Aqui está implícito nas minhas palavras e não ausência das suas. FATO!!!

    ResponderExcluir
  15. Amigo não convido as pessoas para vir aqui e ficar jogando assuntos aleatórios e escolher o que responder e o que não responder. O senhor não responde a minhas perguntas e se acha no direito, não sei porque, de achar que eu tenho que responder as suas indagações, não sou nem de longe o fanático que você imagina, tenhos amigos de anos e anos e nunca discutimos sobre ateismo ou religião, sou casado e nunca em 3 anos de relacionamento, sequer toquei no assunto com meus sogros, cunhada e parentes, minha madrinha de batismo é freira tenho um carinho enorme por ela, inclusive a mesma, foi abandonada pela igreja, mas isto são outros 500, meu pai foi seminarista e é ainda catolico apesar que ultimamente tem me dado alguns créditos, ele é formado em teologia e filosofia, mas tem formação cientifica tambem, estes assuntos que você apresenta de forma tão pueril, já foram discutidos por horas a fio com pessoas de alto gabarito teológico, isto só para te mostrar que tenho relativo conhecimento sobre o cristianismo, e não acho você ou qualquer outro um fanático, só discuto idéias, como a da frase.

    Me considero e sou considerado por todos que me conhecem como uma pessoa moderada, eu sou padrinho do meu sobrinho, e não neguei ir a Igreja batiza-lo, sou contra, acho uma tradição ridicula, mas respeitei a decisão, fiz o curso e tudo, não sou nem de longe um fanático como o senhor imagina.

    E sobre o meio termo, concordo que devemos ter tolerância e moderação, mas em certos artigos e assuntos, ou você é algo ou não é algo, ou você é um pedófilo ou não é, não existe meio termo para isto e para diversas outras coisas que não vou citar aqui, sobre deus, eu coloquei um condição, ele deve ser explicado pela ciência, a mesma que explica tudo, tudo que teoricamente que ele criou, para mim é isto ou nada, simples.

    Sobre capacitação você ainda não me falou que tipo de capacitação a frase quer dar a entender, e falar sobre qualquer coisa deste universo deve sim estar clara como em um dicionário.

    ResponderExcluir
  16. 26 Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados.
    27 Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;
    28 e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são;
    29 para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.
    30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
    31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

    I AOS CORINTIOS C:1 V:26-31

    ResponderExcluir
  17. 27 Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;

    Deus acha bonito isto? Criar confusão, ele acha legal dar um cérebro questionador e só para ficarmos confuso? Ou isto é só uma desculpa tirada da cartola para justificar perguntas sinceras de ateus sobre este seu deus?

    ResponderExcluir