sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Militancia Atéia - Soluções e Problemas

Dawkins e um dos "ônibus ateu" da Grã-Bretanha


Gosto às vezes de refletir a militância em prol do ateísmo como uma tentativa de mostrar o outro lado da moeda, me pego sempre pensando naqueles filmes em que o herói começa sempre apoiando uma causa e sempre existe outra que é contra e no final das contas o protagonista percebe que lutou pela causa errada e começa a apoiar o outro lado, e no caso do ateísmo é aqueles filmes que o ateísmo seria aquela organização bem furreca que é oprimida sem nenhum motivo só porque pensa diferente. E penso que muitas pessoas não conhecem o outro lado e estão lutando contra algo que em muitos pontos elas tem opiniões iguais. Neste sentido acho que se deve informar e mostrar como e no que pensamos, neste sentido podemos fazer alguma militância, mas sem ser intrometido, mostrar que existe a informação e para quem quiser pode encontrar. Não acho correto, por exemplo, sair gritando no que nos apoiamos, isto pode não interessar a muitas pessoas e não devemos invadir sua privacidade.
Portando as campanhas em ônibus que estão sendo veiculadas na Inglaterra, Irlanda e Espanha com a frase "Provavelmente, Deus não existe. Agora pare de se preocupar e aproveite sua vida" são uma tentativa de instigar as pessoas a verem como pensamos e assim ir atrás de mais informações, acho que uma campanha atéia deva ter no maximo esta relação com o publico de mostrar que existe uma segunda opinião, mas só mostrar, e deixar quem quiser por livre e espontânea vontade ir atrás desta informação. Não devemos nunca em nenhum momento ser chatos e ficar atrapalhando a vida normal das pessoas, as propagandas devem ser en passant, e também nunca devemos poluir visualmente o ambiente, todas as propagandas devem ser simples, com frases simples, nenhuma deve extrapolar o bom senso e a vontade de certas pessoas de não querer ouvir ou ver aquilo. E se houver provocação dos crentes não deve ser nunca respondida, não queremos ter a culpa de ter iniciado a bola de neve.
Por exemplo, meu blog só entra quem quer. Devemos mostrar o outro lado para quem quer ver e não forçar para quem não quer, e isto nunca e de nenhuma forma, sempre devemos ser discretos e comedidos, não vamos criar barulheira não precisamos disto somos em prol do dialogo e da argumentação e na da disputas.
Digo isto porque no Brasil também se planeja fazer este tipo de propaganda por meio de uma associação de ateus daqui do Brasil a ATEA a proposta esta no site dela http://www.atea.org.br/, portanto acho que devemos ter um tipo de procedimento em função destas publicidades para assim não sermos acusados de provocar o outro lado, pois não é este objetivo, o objetivo é de informar que existe outro lado somente isto.

2 comentários: