quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A duvida de Calvin

Clique na imagem para ampliar.







Calvin com o seu amigo imaginário o tigre de pelúcia tem sérias duvidas sobre a existência de Papai Noel que acaba sendo extrapolada para deus, mas a sutileza esta na pergunta "Qual o sentido disto tudo?" bom Calvin provavelmente estava se referindo no sistema que Papai Noel utiliza para presentear as crianças seguindo o propósito delas serem boas ou não, presenteando as que foram boas e as que não foram boas não presenteando, é a mesma história do seja bom e te dou um biscoito, como na segunda tira ele já explica que na duvida ele acaba acreditando e como o nosso amigo tigre alerta "Isso é muito cínico da sua parte" o que realmente é, alem de imoral e revela uma bondade que deve ser recompensada, se ensinamos isto para nossos filhos desde cedo nunca teremos pessoas boas por serem boas mas por necessitarem de ganhar algo em troca, quando crescem elas querem o maior presente de todos que é a imortalidade no paraíso, mesmo largando Papai Noel ainda se mantém a crença cínica e imoral em Deus, no caso do Calvin é só um simples espírito natalino e de muitos qual é a desculpa para ainda serem cínicos consigo mesmo?

2 comentários:

  1. Poderiamos lembrar do contexto do famoso "pão e circo" ..
    Nada mais é que uma maneira de acalmar(cegar, amedrontar e enganar) animos da população..Não passa de chantagem.. moeda de troca.. como podemos ver nos dias atuais com os dízimos, compra de votos, bicho papão..

    ResponderExcluir
  2. Exatamente além de acalmar a si próprio, como um remédio contra a loucura da existência muitas vezes malograda de algumas pessoas.

    ResponderExcluir